Crônicas econômicas: análise retrospectiva 2017

Crédito: ASCOM/PV

Apresentação

Como vem fazendo nos últimos anos, a CNC publica, anualmente, as Crônicas Econômicas correspondentes aos trabalhos do Consultor Econômico Ernane Galvêas contidos na Síntese da Conjuntura, publicação quinzenal destinada, principalmente, aos Comerciantes, Sindicatos e Federações do Sistema Confederativo do Comércio.

Em relação ao ano 2017, o conjunto de análises e estudos de Ernane Galvêas é de grande utilidade, para o entendimento do que aconteceu na área econômica, no contexto de uma conjuntura que promete encerrar o ciclo de recessão dos anos 2014/2016.

Não resta dúvida, como diz Galvêas, que 2017 foi o ano da “virada” e tudo indica que em 2018 podemos esperar um crescimento do PIB nacional de cerca de 3%, desemprego em queda (12%), invação contida (3,0%), forte expansão das exportações e retomada das atividades econômicas da agricultura, comércio e indústria.

O grande entrave ao crescimento econômico continua sendo o descontrole político, que afeta fortemente o desequilíbrio fiscal. Por essa razão, as eleições de 2018 ganham uma especial importância.

Antonio Oliveira Santos

Download

Comments

0

Os comentários serão moderados, portanto evite o uso de palavras chulas, termos ofensivos ou comunicação vulgar. Se tiver alguma dúvida sobre o tema abordado aqui, use a nossa Área de Atendimento. Talvez a resposta já esteja lá.

Post new comment

The content of this field is kept private and will not be shown publicly.