Sumário Econômico 1517

Adicionar aos meus Itens 

Empresário do comércio mantém maior otimismo no início de 2018 - O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) registrou aumento (+1,1%) em janeiro, na série com ajuste sazonal, alcançando 110,1 pontos (zona de avaliação positiva). Melhora gradativa da economia impulsiona a confiança do empresariado no primeiro mês do ano. O subíndice que mede as condições correntes (Icaec) do Icec registrou aumento de +1,7% em janeiro, na série com ajuste sazonal, mantendo o avanço na comparação mensal. Na comparação anual, o Icaec teve mais um importante aumento (+41,9%), a despeito de o índice estar na zona negativa, abaixo dos 100 pontos. Neste janeiro, 43,6% dos comerciantes consideram o desempenho do comércio melhor do que há um ano. Em janeiro de 2017, esse percentual havia atingido 26,5% dos consultados.

Receitas com prestação de serviços turísticos durante o carnaval voltarão a crescer após três anos - Menor inflação desde 2007 deverá ajudar na recuperação da receita com serviços turísticos no carnaval deste ano. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a movimentação financeira durante o feriado nacional deverá alcançar R$ 6,25 bilhões. Ao contrário dos três últimos anos, quando as atividades de serviços turísticos voltados para o carnaval registraram perdas de receitas, em 2018, a movimentação financeira do setor deverá registrar seu primeiro crescimento nominal desde 2015, segundo estimativa da CNC.

Perspectivas de renovação do SGP - A renovação do Sistema Geral de Preferências (SGP) dos Estados Unidos ao Brasil, que expirou em 31/12/2017, foi adiada para 2018. Por meio do SGP, alguns produtos selecionados, originários e procedentes de países beneficiários em desenvolvimento recebem tratamento tarifário preferencial (redução da tarifa alfandegária) nos mercados dos países outorgantes desse programa. Além dos Estados Unidos, são outorgantes ao Brasil: Austrália, Comunidade Econômica da Eurásia, Japão, Noruega, Nova Zelândia e Suíça. O SGP é unilateral e não recíproco, ou seja, os países que concedem o tratamento tarifário preferencial não recebem o mesmo tratamento em contrapartida.

A taxa de desemprego da zona do euro cai ao menor nível desde 2009 - A taxa de desemprego da zona do euro atingiu um novo mínimo em oito anos, confirmando a recuperação cíclica do bloco após anos de estagnação e crises financeiras e políticas. Seguindo um ano de recuperação substancial em toda a zona do euro, a taxa de desemprego na área da moeda única caiu para 8,7% em novembro, de acordo com o Eurostat, o departamento de estatísticas da Comissão Europeia. Número abaixo dos 8,8% do mês anterior e o menor nível desde janeiro de 2009. Significa que o desemprego da zona do euro – uma das consequências mais graves da crise econômica e financeira da região – diminuiu 1,1 ponto percentual ao longo do ano passado.

Download

Comentários

0

Os comentários serão moderados, portanto evite o uso de palavras chulas, termos ofensivos ou comunicação vulgar. Se tiver alguma dúvida sobre o tema abordado aqui, use a nossa Área de Atendimento. Talvez a resposta já esteja lá.

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.