Sumário Econômico 1523

Varejo tem o melhor início de ano desde 2014 - De acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgada em 13/03 pelo IBGE, em janeiro, o volume de vendas dos dez segmentos que compõem o comércio varejista no conceito ampliado iniciou o ano com alta de 6,5%. O setor não registrava um aumento dessa magnitude na comparação entre meses de janeiro desde o primeiro mês de 2013 (+7,0%). Com isso, os comparativos interanuais acumularam uma sequência de nove meses de resultados positivos. Destacaram-se positivamente os avanços apurados pelo comércio automotivo (+18,2%), além dos ramos de artigos de uso pessoal e doméstico (+10,5%) e materiais de construção (+7,3%). O segmento automotivo apurou assim seu melhor resultado interanual para meses de janeiro dos últimos dez anos – em janeiro de 2008, o volume de vendas nessa atividade registrou crescimento de 20,9% ante janeiro de 2007.

Percentual de famílias com contas em atraso aumenta, pela primeira vez no ano, em março de 2018 - O percentual de famílias que relataram ter dívidas entre cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro alcançou 61,2% em março de 2018, o que representa uma estabilidade em relação ao patamar observado em fevereiro de 2018. Houve alta, porém, em relação a março de 2017, quando o indicador alcançou 60,8% do total de famílias. O percentual de famílias com dívidas ou contas em atraso aumentou em março de 2018 na comparação mensal, passando de 24,9% para 25,2% do total. Também houve alta do percentual de famílias inadimplentes em relação a março de 2017, que havia registrado 24,9% do total.

Os primeiros dados da extinção do contrato de trabalho por acordo entre empregado e empregador - O mercado de trabalho brasileiro encerrou o primeiro bimestre de 2018 com geração líquida de 143,1 mil vagas, resultado de 2,58 mil admissões e 2,44 mil demissões em janeiro e fevereiro, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). As contratações estão crescendo na comparação anual desde agosto de 2017, e o ritmo dos desligamentos está menor: a taxa de variação anual em fevereiro foi a mais baixa desde dezembro de 2014 (-0,1%).

Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio) - Segundo informação do Ministério de Minas e Energia (MME), o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), composto por representantes de várias pastas do governo, terá até junho para definir as metas anuais de redução de emissões de gases de efeito estufa na comercialização de combustíveis para os próximos dez anos. A medida faz parte do decreto que regulamenta a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), assinado no dia 14 de março de 2018 pelo presidente Michel Temer.

Download

  • Sumário Econômico - Nº 1523 | Download

Comments

0

Os comentários serão moderados, portanto evite o uso de palavras chulas, termos ofensivos ou comunicação vulgar. Se tiver alguma dúvida sobre o tema abordado aqui, use a nossa Área de Atendimento. Talvez a resposta já esteja lá.

Post new comment

The content of this field is kept private and will not be shown publicly.