Sumário Econômico 1525

Desempenho fraco do varejo em fevereiro leva CNC a reduzir previsão de crescimento das vendas - Com queda de 0,1% ante janeiro e perda de fôlego na comparação com o mesmo mês de 2017, CNC revê projeção de aumento das vendas em 2018 de +5,2% para +5,0%. De acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgada em 12/04 pelo IBGE, em fevereiro, o volume de vendas dos dez segmentos que integram o comércio varejista recuou 0,1% em relação a janeiro na série com ajustes sazonais. Sem registrar crescimento mensal desde novembro do ano passado (+2,4%), os dados da PMC sugerem uma maior dificuldade do consumo em alavancar o crescimento nos últimos meses. Apesar da frustração com os resultados mais recentes, no acumulado do ano, o comércio varejista brasileiro registrou seu melhor primeiro bimestre (+5,9%) desde 2014 (+11,5%).

O Repetro e a polêmica no Rio de Janeiro - O Repetro é um regime aduaneiro especial que, basicamente, assegura benefícios fiscais às importações de bens utilizados nas atividades de exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural (máquinas, equipamentos, plataformas, matérias- -primas, entre outros). Regimes Aduaneiros Especiais são operações de comércio exterior (exportações, importações e admissão temporária) que desfrutam de tributação diferenciada para atender particularidades de ordem econômica, logística, ou para facilitação do comércio. No caso do Repetro, a diretriz principal é a desoneração dos investimentos em exploração e produção de petróleo.

Intenção de consumo das famílias em abril de 2018 desafia tendência dos últimos meses, apesar de crescer 11,7% sobre abril de 2017 - Segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) revelou queda de -1,3% na comparação com março, depois de um semestre de crescimento. A última variação negativa ocorreu em setembro de 2017. Dos subitens que compõem o ICF, a variação foi influenciada pelo momento para aquisição de duráveis (-6,2%) e pelas percepções das famílias quanto à perspectiva profissional (-2,1%). Outros pontos importantes para a determinação da decisão do consumidor ir às compras, como o nível de consumo atual (+0,5%) e a perspectiva de consumo (+0,1%), apresentaram-se ligeiramente crescentes.

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