Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur)

Adicionar aos meus Itens 

O Sistema CNC-Sesc-Senac trabalha para gerar as melhores condições para o desenvolvimento do turismo, porque acredita no setor como atividade econômica capaz de impulsionar o comercio e promover o crescimento do Brasil através da geração de empregos e divisas para o país.

Para estimular o diálogo setorial, o estudo e o fomento do turismo, a CNC criou em 1955, o Conselho de Turismo, formado por persona¬lidades de reconhecida competência e notório saber em tu¬rismo e hospitalidade. Sua atividade consiste em promover o relacionamento da Confederação com gestores públicos, em¬presários, acadêmicos e pesquisadores para discussão sobre as características e tendências da atividade turística no Brasil e no exterior, incentivando o debate e a elaboração de estudos sobre os problemas e oportunidades relativas ao setor, apontando soluções e caminhos de consenso.

Ao longo de 60 anos, os membros do Conselho, com o apoio da CNC, realizaram diversas ações para a promoção do turismo como atividade indutora do crescimento econômico e fomentaram a criação de políticas públicas que contribuíram para o desenvolvimento do setor no país.

A partir de 2000, para ampliar ainda mais sua atuação na área de turismo e hospitalidade foi criada a Câmara Empresarial de Turismo (CET) e a Assessoria de Turismo e Hospitalidade (Astur) passando a CNC a ter três áreas especializadas em turismo.

Em 2014, o Conselho de Turismo da CNC foi reestruturado passando a ser nomeado Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) e a integrar todas as áreas de turismo existentes na Confederação.

O Cetur é responsável pela organização e disseminação de estudos que evidenciam a importância do turismo no desenvolvimento econômico e social do país. Atua no planejamento e apoio a ações para o crescimento da atividade e na divulgação e promoção do Sistema-CNC-Sesc-Senac em eventos do setor, além de promover:

  • A união de empresários e de entidades sindicais e associativas.
  • Um ambiente aberto e imparcial aos debates sobre temas que afetam o setor.
  • Atuação no fomento e formulação de propostas em prol do ordenamento do turismo nacional.

Estrutura do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur)

Presidente:
Alexandre Sampaio de Abreu
Coordenador substituto:
Luís Carlos Oliveira Nigro
Conselheiros:
Aguinaldo Rodrigues
Alain Baldacci
Anita Maria Silveira Pires
Antônio João Monteiro de Azevedo
Antonio Paulo Solmucci Júnior
Apostole Lazaro Chryssafidis
Armando Arruda Pereira Campos Mello
Carlos Alberto dos Santos
Dilson Jatahy
Cristiano Melles
Douglas Simões
Eduardo Sanovicz
Enrico Fermi Torquato Fontes
Luiz Daniel Guijarro
Márcio Santiago de Oliveira
Marco Ferraz
Margareth Sobrinho Pizzato
Martinho Ferreira de Moura
Paulo de Brito Freitas
Paulo Nemer
Ricardo Amaral
Roberto Rotter
Viviane Martins
Convidados:
Antonio Henrique Borges de Paula
Carlos Henrique Falcão
Eraldo Alves da Cruz
Oswaldo Trigueiros Junior