Sumário Econômico - 1629

AddToAny buttons

Compartilhe
31 jan A 01 fev 20
Ex: 8h00 às 18h00
Botão - Tenho Interesse
Esse preenchimento não garante sua
inscrição. É apenas para fins de comunicação,
envio de novidades e informações sobre o
evento.
Crédito
GECOM/PV

Intenção de consumo alcança menor nível histórico - O indicador de Intenção de Consumo das Famílias ( ICF), apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), alcançou o patamar de 66,1 pontos em julho deste ano, o menor nível da série histórica, e, consequentemente, o pior mês de julho da pesquisa. Com isso, o índice permaneceu abaixo do nível de satisfação, 100 pontos, o que acontece desde abri l de 2015 (102,9 pontos). Após o ajuste sazonal, a série apresentou uma queda mensal de -4,0%, a quarta consecutiva, e, mesmo permanecendo com taxa negativa, foi menos intensa do que nos dois meses anteriores. Em relação a julho de 2019, houve retração de -26,4%, também a quarta redução nessa base comparativa e a maior queda desde maio de 2016 (-27,5%). A Intenção de Consumo das Famílias alcançou em julho o menor nível da série histórica. Ao considerar a série com ajuste sazonal, a tendência negativa permaneceu no mês e apresentou a quarta queda consecutiva. Com isso, as famílias continuaram se revelando conscientes da importância da sua renda e, assim, cautelosas com o seu consumo. Contudo, a variação foi menos intensa do que nos dois meses anteriores.

O meio ambiente agradece – bioplástico - Com todas as suas vantagens e todos os seus benefícios gerados à sociedade, o plástico tem uma deficiência quase imperdoável: ele não se degrada facilmente, poluindo terras e mares quando a etapa de reciclagem é pulada e o material é descartado no ambiente. Pesquisadoras das áreas de química e alimentos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em busca de uma alternativa, desenvolveram um plástico composto por amido e gelatina que tem duas vantagens impressionantes: Ele é biodegradável e comestível. O bioplástico foi obtido pelo processo de compressão mecânica chamado extrusão, em que amido e gelatina são inseridos em uma máquina onde são submetidos à alta pressão, sem adição de qualquer solvente. A tecnologia já está em processo de licenciamento, com uma empresa interessada em colocar o bioplástico no mercado a curto prazo.

NeoBanks 2020 - Inicialmente programado para acontecer no começo de 2020, em São Paulo, capital, junto a um público de 300 pessoas, depois de alguns adiamentos por força do coronavírus e de seus efeitos, o seminário NeoBanks 2020 está confirmado para os dias 17 e 18 de agosto deste ano. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) foi convidada para participar no primeiro dia, no terceiro painel, para falar sobre O Comércio e as Transformações Digitais. Na ocasião, o representante da entidade fará considerações a respeito dos impactos da pandemia sobre o comércio. Nas condições presentes de flexibilização do isolamento social e de reabertura das empresas – do comércio e de outros setores – o NeoBanks 2020 será uma boa oportunidade para acompanhar o que vem acontecendo no mercado, notadamente para conhecer a implicação da tecnologia sobre os negócios, e as transformações pelas quais as empresas vêm passando.