Sumário Econômico - 1630

AddToAny buttons

Compartilhe
31 jan A 01 fev 20
Ex: 8h00 às 18h00
Botão - Tenho Interesse
Esse preenchimento não garante sua
inscrição. É apenas para fins de comunicação,
envio de novidades e informações sobre o
evento.
Crédito
GECOM/PV

Endividamento é recorde entre famílias de menor renda - O percentual de famílias que relataram ter dívidas (cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, prestação de carro e de casa) alcançou 67,4% em julho de 2020, a maior proporção da série histórica, aumento de 0,3 ponto percentual em relação aos 67,1% observados em junho, e de 3,3 pontos percentuais comparativamente aos 64,1% de julho de 2019.  O percentual de famílias com dívidas ou contas em atraso aumentou de 25,4% em junho para 26,3% em julho, atingindo a maior proporção desde setembro de 2017. Em comparação a julho de 2019, o percentual cresceu 2,4 pontos percentuais, quando as famílias com dívidas em atraso representaram 23,9% do total. Apesar do contexto negativo em relação ao mercado de trabalho e à renda, a queda das taxas de juros e a inflação controlada em níveis historicamente baixos são fatores que podem favorecer o poder de compra dos consumidores. Além disso, os benefícios emergenciais também têm impactado positivamente o consumo, especialmente dos itens considerados essenciais, e auxiliado no pagamento de despesas. Indicadores recentes têm demonstrando sinais de alguma recuperação da economia a par t i r de maio e junho, mas a inda permanecem incertezas sobre a retomada, no contexto em que a proporção de consumidores endividados no País é elevada. Assim, é importante segui r ampliando o acesso ao crédito com custos mais baixos, como também alongar os prazos de pagamentos das dívidas, para com isso mitigar o risco do crédito no sistema financeiro.

PIX – Programa de Pagamentos Instantâneos do Banco Central - Até a elaboração deste artigo, está previsto para 3 de novembro – há quem diga que será em outubro – o lançamento do PIX – Programa de Pagamentos Instantâneos do Banco Central . Com o PIX, a sociedade brasileira irá encantar-se com a novidade. Qual seja? Poder-se-á fazer movimentações e transações bancárias 24 horas por dia e nos sete dias da semana. Vai acabar a demora do lançamento de débito e crédito entre contas bancárias do DOC (Documento de Ordem de Crédito) e do TED (Transferência Eletrônica Disponível). O PIX será mais um avanço do sistema financeiro brasil e iro no seu processo contínuo de modernização e consolidação como um dos mais modernos e seguros do mundo. Sem ufanismo, mas, apesar das acentuadas desigualdades , da divisão entre pobres e ricos , o Brasil possui engenhosidades exemplares e espetaculares , que incluem e beneficiam a todos. Essa será apenas mais uma delas .

Produção industrial cresce no mês, mas semestre é negativo - Segundo os últimos dados disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial teve crescimento de 8,9% em junho, o segundo aumento consecutivo, em comparação com o mês imediatamente anterior nos dados com ajuste sazonal. Contribuindo para essa recuperação, a indústria de transformação mostrou aceleração de 9,9% e foi a maior influência, apesar da extrativa também ter avançado no mês, com aumento de 5,5% em junho. Dentre as categorias de uso analisadas, a de bens de capital (+13,1%) e bens de consumo duráveis (+82,2%) foram os maiores destaques. Bens de consumo semi e não duráveis aumentaram 6,4%, e, com isso, a categoria de bens de consumo avançou em 15,9%. Bens intermediários teve oscilação positiva de 4,9% nessa base de comparação. O índice acumulado nos últimos 12 meses terminados em junho de 2020 recuou 5,6%, o décimo terceiro mês de queda. O maior impacto nesse resultado foi a queda de 5,7% na indústria de transformação, sendo esse o terceiro resultado negativo. A indústria extrativa continuou sua tendência negativa pelo décimo sétimo mês seguido e alcançou o resultado de -5,1% em junho. Dentre as categorias de uso analisadas, bens de capital (-11,0%) e bens de consumo duráveis (-16,9%), assim como nas análises anteriores, foram as que tiveram resultados mais expressivos, enquanto bens de consumo semi e não duráveis recuaram 4,0%. Com isso, a categoria de bens de consumo teve queda de 6,8%. Bens intermediários retraíram 4,2% nessa base de comparação.

Consulta Pública Aneel nº 038/2020 - A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) participou, no dia 29 de julho, da 2ª Reunião Ordinária da Comissão de Apoio ao Processo Regulatório sobre a Perspectiva do Consumidor, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel ) , encontro esse realizado de forma virtual , por meio da plataforma Microsoft Teams. Um dos temas em pauta foi o comentário da Consulta Pública de nº 038/2020 para obter subsídios para as alterações na Resolução Normativa nº 878, de 24 de março de 2020, que t rata das medidas para preservação da prestação do serviço público de distribuição de energia elétrica em decorrência da calamidade pública atinente à pandemia de coronavírus (Covid-19). As restrições provocadas pela Covid-19 no Brasil reduziram a capacidade de pagamento dos consumidores. Ainda que existam ações como o Auxílio Emergencial do governo federal e a extensão dos descontos da Tarifa Social , o indicador de inadimplência mensal apresentou uma elevação no mês de abril. Todavia, o valor verificado em maio voltou a patamares registrados em meses ( junho e fevereiro) do ano de 2019.