Sumário Econômico - 1639

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31 jan A 01 fev 20
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Varejo perdeu 135 mil estabelecimentos no segundo trimestre - A crise de proporções inéditas enfrentada pelo varejo nos últimos meses levou o setor a registrar um saldo negativo de 135,2 mil lojas com vínculos empregatícios entre abril e junho deste ano. O estrago provocado pela pandemia da Covid-19 foi de tal ordem que o saldo negativo naquele período superou a perda anual de estabelecimentos comerciais de 2016 (-105,3 mil).  A crise no setor coincidiu com a edição de diversos decretos estaduais e municipais que restringiram total ou parcialmente a circulação de consumidores em estabelecimentos comerciais, por meio da implementação do isolamento social, e reduziram significativamente as vendas presenciais – historicamente, a principal modalidade de consumo por parte da população. Para 2020, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta recuo de 6,9% no volume de vendas do varejo. Levando-se em conta esse cenário e a defasagem existente entre o crescimento das vendas e a natural contrapartida na abertura de novos pontos de venda no varejo nacional, a expectativa da entidade é de que o varejo brasileiro chegue ao fim deste ano com 1,252 milhão de estabelecimentos com vínculos empregatícios – menos 88,7 mil, na comparação com o fim de 2019.

Consulta prévia do modelo conceitual do mercado de gás - A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) anunciou a abertura de uma consulta prévia por 45 dias sobre o modelo conceitual do mercado de gás na esfera de competência da União diante do novo mercado de gás que está sendo implantado no País.  O documento apresenta uma proposta para a estruturação do mercado de gás com ênfase na revisão dos regulamentos que tratam das atividades de comercialização e de carregamento de gás natural (resoluções ANP nº 52/2011 e nº 51/2013, respectivamente). A consulta prévia do modelo visa colher subsídios dos participantes do mercado e do público em geral sobre a organização e o funcionamento do mercado de gás natural, além de tratar da autorização para o exercício das atividades, como obrigações e responsabilidades dos agentes e requisitos para a obtenção e a manutenção das autorizações outorgadas. A audiência pública sobre o tema será realizada no dia 15 de dezembro, por videoconferência.

3º Seminário de Análise Conjuntural - No dia 29 de setembro, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) realizou o webinar do 3º Seminário de Análise Conjuntural. A moderadora foi a colunista do jornal O Estado de S. Paulo , Adriana Fernandes. O editor executivo da Revista Conjuntura Econômica, Cláudio Conceição, iniciou o evento com uma análise ampla sobre a economia brasileira. Ele considerou que a queda no Produto Interno Bruto (PIB) do País foi em linha com a média dos resultados da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), sendo até melhor do que algumas economias da América Latina. Ele ressaltou que a economia brasileira estava em um momento frágil , ainda se recuperando de uma recessão, com um quadro fiscal grave, um péssimo ambiente de negócios, insegurança jurídica e bastante isolada do resto do mundo. A segunda palestrante foi a coordenadora do Boletim Macro FGV/ Ibre, Silvia Matos, com as projeções da instituição para a economia. Ela destaque que os efeitos dos estímulos monetários e fiscais são distintos entre os setores. A indústria, o comércio e a construção civil são setores que já se encontram bem próximos do patamar pré-crise.

Dia Nacional das Micro e Pequenas Empresas - No dia 5 de outubro, a partir das 10 horas da manhã até um pouco depois do meio-dia, a TV Senado transmitiu em tempo real evento comemorativo do Dia Nacional das Micro e Pequenas Empresas (MPE) através do endereço web https://youtu.be/ QYBonRsT2LU. Com a audiência chegando a 300 pessoas, a transmissão foi coordenada pelo senador Jorginho Mello (SC). O encontro web contou com o apoio da Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas. Deputados, deputadas e senadores fizeram uso da palavra, além do presidente do Sebrae e do assessor especial do ministro da Economia. A Frente é uma das maiores do Poder Legislativo, se apresentando como apartidária em virtude da transversalidade que o tema MPE percorre entre os congressistas. Praticamente, as políticas públicas aprovadas dão-se por unanimidade.

Crowdsourcing, colaboração coletiva - O crowdsourcing é o processo de terceirizar tarefas, ideias e soluções para um grupo de pessoas, que contribuem coletivamente para atingir os objetivos de uma organização. Nos últimos anos, as empresas descobriram como aproveitar o poder das massas para executar funções repetitivas, votar em enquetes, arrecadar fundos, desenvolver novos produtos e captar ideias inovadoras. Com o avanço do crowdsourcing, as soluções coletivas estão cada vez mais complexas, abrangendo áreas mais estratégicas e centrais das organizações. Algumas utilidades do crowdsourcing: traz novos conhecimentos com baixo ou nenhum custo; solução de problemas ou obtenção de serviços 24 horas; e as empresas, especialmente as de pequeno e médio portes, têm aderido de forma crescente a comunidades ou sites específicos que concentram dezenas de profissionais de diversas áreas. Observando os termos que estão presentes no dia a dia do mercado, podemos dizer que esse é o método que faz parte do processo de inovação aberta de uma empresa. Quando um negócio expande os limites internos, ele abre oportunidade para que conhecimentos coletivos sejam utilizados em todo o projeto. Com isso, é possível alcançar os benefícios desse tipo de pensamento, como a aceleração do projeto de inovação em uma empresa e a melhor conexão de soluções; afinal, é baseada em um entendimento coletivo e não de apenas uma pessoa.