Sumário Econômico - 1643

AddToAny buttons

Compartilhe
31 jan A 01 fev 20
Ex: 8h00 às 18h00
Botão - Tenho Interesse
Esse preenchimento não garante sua
inscrição. É apenas para fins de comunicação,
envio de novidades e informações sobre o
evento.
Crédito
GECOM/PV

O carro na frente dos bois - Em sua última reunião, ocorrida nos dias 27 e 28 de outubro, o Comitê de Política Monetária (Copom) reafirmou a importância de continuar com a política monetária expansionista. O Comitê novamente enfatizou o forward guidance, admitindo a possibilidade de abaixar mais as taxas de juros, considerando a ociosidade que ainda predomina na fase de recuperação da economia. A decisão colocou o Banco Central em uma enrascada, usando o guidance para sua posição de não atuar sobre a Selic. Este ano, o governo conseguiu executar a política econômica para evitar que o pior acontecesse, como mostram diferentes indicadores correntes e antecedentes sobre consumo, produção e vendas. Mas, agora, temos de caminhar novamente com as políticas de antes da pandemia, que estavam no caminho correto diante dos desafios, principalmente a fiscal.  Todavia, o Copom colocou o carro na frente dos bois, podia ter afirmado que, se as reformas fossem aprovadas, os juros poderiam baixar, mas não manter os juros baixos e ficar na torcida pela aprovação. Ao se colocar na posição de torcedor e não de policy maker, o Banco Central parece ser irrealista. Taxas de juros tão baixas no curto prazo estimulam as especulações contra ele mesmo, o Banco Central.  Agora, ou refaz o forward guidance ou tenta a sorte que o Congresso aprove rapidamente o ajuste fiscal.

Brazilian Depositary Receipts (BDRs) - De acordo com a Instrução da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nº 554, de 17 de dezembro de 2014, o investidor profissional tem conceito formado pela sua capacidade financeira ou se classifica pela natureza do tipo de instituição a que pertence. O investidor profissional pertence ao conjunto de instituições autorizadas pelo Banco Central a funcionar no mercado financeiro brasileiro. Esse conjunto é resumidamente composto pelas instituições financeiras e outras também autorizadas, como as companhias seguradoras e sociedades de capitalização; entidades abertas e fechadas de previdência complementar; e as pessoas naturais ou jurídicas que possuam investimento financeiro em valor superior a dez milhões de reais, entre outras características. De relevante também é a inovação que a B3 faz dando um passo para integrar pequenos investidores de maneira que esses tenham mais chances de alavancar riqueza, podendo acessar as vantagens de obter ganhos com ações fortes e lucrativas, com rendimento com base em dólar. Por outro lado, diante da pandemia e da recessão global, convém observar que os BDRs não implicam retorno garantido. Não é porque são ações estrangeiras que os papéis não sofrem oscilações do mercado. Eles variam conforme conjuntura do país, estabilidade da economia global, valor da empresa e capacidade de produção medida por intermédio do seu lucro. As ações são investimentos de risco em qualquer lugar. Por aqui, esses papéis irão sofrer dois efeitos: o do mercado como um todo e o da cotação cambial.

Modernização do sistema financeiro via sandbox - O Banco Central (BC) e o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovaram em 26 de outubro as regras de implantação do sandbox regulatório, uma iniciativa que permite instituições já autorizadas e ainda não autorizadas a funcionar pelo BC a testar projetos inovadores na área financeira ou de pagamento, por período determinado e com clientes reais. Durante o período de testes, as empresas ficarão sujeitas a requisitos regulatórios e monitoramento diferenciados, e, se a experiência for bem-sucedida, a autoridade monetária poderá permitir que o serviço seja comercializado. Contudo, caso exista algum problema durante o processo, a inovação pode ser limitada ou mesmo proibida. A expectativa da autoridade monetária é que o primeiro ciclo de inscrições para o sandbox regulatório seja aberto nos próximos meses, com entrada em vigor no primeiro semestre de 2021. O edital, que também deve sair nos próximos meses, informará a quantidade de empresas que poderão aderir ao período de testes. A regulamentação ainda está em fase de construção, mas não há expectativa de aporte de recurso financeiro pelo BC. Essa iniciativa é complementar ao Pix e ao open banking, pois, assim como as outras agendas, o principal objetivo do sandbox é tornar os sistemas financeiro e de pagamento no País mais eficientes e competitivos. Isso será possibilitado pela entrada de modelos de negócio inovadores que modernizarão e ampliarão o setor financeiro brasileiro.