Sumário Econômico - 1649

AddToAny buttons

Compartilhe
31 jan A 01 fev 20
Ex: 8h00 às 18h00
Botão - Tenho Interesse
Esse preenchimento não garante sua
inscrição. É apenas para fins de comunicação,
envio de novidades e informações sobre o
evento.
Crédito
GECOM/PV

A grande aposta do BC e a possibilidade de monetização de dados pelo varejo -  Após o sucesso do lançamento do Pix, a nova aposta do Banco Central (BC) é o open banking, uma infraestrutura de integração de dados financeiros, ou um conjunto de tecnologias que possibilitarão o compartilhamento de dados, produtos e serviços dos clientes entre os bancos, conforme a vontade do consumidor, que escolherá com quem deseja partilhar suas informações bancárias. Na prática, trata-se da portabilidade dos dados financeiros das pessoas físicas e jurídicas, partindo-se da premissa de que, no sistema financeiro como atualmente organizado, é preciso permitir que os indivíduos tenham mais liberdade para levar suas informações financeiras para a instituição que desejarem. Como já assinalado em recente artigo publicado neste sumário, o papel regulatório do BC vem ganhando força recentemente. A modernização dos meios de pagamento e a inovação na forma de funcionamento do sistema financeiro, com maior participação dos agentes privados, fortalecerão essa vertente do BC. A digitalização está ainda deslocando as funções clássicas da moeda. Antes a moeda era usada principalmente para transações comerciais, agora continua como unidade de conta e para acumular como reservas. Com todos esses avanços em um curto espaço de tempo, o Brasil está caminhando para um sistema financeiro mais robusto, em que a etapa seguinte deverá ser a criação de uma moeda digital oficial pelo BC.

Mercado estima queda de 4,41% para o PIB deste ano - No último relatório Focus divulgado pelo Banco
Central (11/12), a mediana das expectativas para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) aumentou para 4,35%, o 18º aumento consecutivo nessa estimativa. No curto prazo, as projeções dos analistas para o IPCA são de 1,19% para dezembro e 0,37% para janeiro do próximo ano. As cinco instituições que mais acertam – TOP 5 – projetam IPCA de 1,18% e 0,39%, respectivamente. A mediana das projeções dos analistas para o IPCA de 2021 permaneceu em 3,34%, e, para 2022, a estimativa continuou em 3,50%. Na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), a meta da taxa de juros Selic permaneceu em 2,00% ao ano, terminando o ano em seu menor nível histórico. A próxima reunião será nos dias 19 e 20 de janeiro do próximo ano, quando se espera que o Banco Central não irá alterar a taxa novamente. Contudo, a expectativa do mercado é que ela aumente em 2021, alcançando 3,00%, além de um novo incremento em 2022, com juros podendo ser de 4,50%.

O trabalho de casa (II) - Dando continuidade ao texto que saiu no Sumário anterior, entre muitos acontecimentos a respeito do começo da pandemia no Brasil , as imagens de março e abri l mantêm-se vívidas até o momento, acendendo lembranças muito fortes, como, por exemplo, as das calçadas vazias, do número reduzido de carros transitando nas ruas, do imenso número de lojas com portas arriadas, dos shopping centers fechados sem consumidores, dos teatros, cinemas e restaurantes, também, dentre outros estabelecimentos comerciais e de serviços. Já com as grandes empresas, não precisam do tratamento diferenciado. Elas fazem a economia, embora a geração de emprego perpasse pelas de menor porte. Essas unidades preponderam participação no produto doméstico, respondendo por mais de 70% da riqueza gerada. Seus ajustes e arranjos produtivos produzem impacto bem maior sobre a atividade econômica em geral, influenciando o papel das menores, por extensão. Nessa onda de transformação global, o trabalho remoto está no escopo das diretrizes tanto do setor privado como do setor público. Os indivíduos se inserem como partícipes de um processo de mudanças aceleradas, necessitando compreender o seu papel dentro da empresa para atuar com maior qualidade na entrega associada à produtividade, conforme a missão de cada uma delas.