Fogo é controlado e Parque Sesc Serra Azul reabre dia 28 de setembro 

AddToAny buttons

Compartilhe
11 A 12 set 19
Ex: 8h00 às 18h00
Botão - Tenho Interesse
Esse preenchimento não garante sua
inscrição. É apenas para fins de comunicação,
envio de novidades e informações sobre o
evento.
A força-tarefa reuniu 30 pessoas entre brigadistas do Sesc, Corpo de Bombeiros Militar, Exército Brasileiro e Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
A força-tarefa reuniu 30 pessoas entre brigadistas do Sesc, Corpo de Bombeiros Militar, Exército Brasileiro e Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
Crédito
Sesc Pantanal

12/09/2019

O fogo que consumiu cerca de 100 hectares do Parque Sesc Serra Azul, em Rosário Oeste, região de Nobres, no Mato Grosso, está controlado. O incêndio atingiu, no dia 5 de setembro, a unidade de conservação que faz parte do Sesc Pantanal e foi combatido no domingo, 8 de setembro. A força-tarefa reuniu 30 pessoas entre brigadistas do Sesc, Corpo de Bombeiros Militar, Exército Brasileiro e Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). O parque será reaberto para visitação no próximo dia 28. 

De acordo com o gerente do Parque Sesc Serra Azul, Marcus Kramm, mesmo após o controle, o monitoramento continuará por até 72 horas. “Ainda há troncos em brasa, que podem ser responsáveis por novos princípios de incêndio. Por isso, nossa equipe de brigadistas está em alerta na ação contínua de prevenção. O trabalho, a partir de agora, também é para recuperar o que foi destruído e retomar as atividades turísticas do parque”, destaca. Em 2018, a unidade recebeu mais de 18 mil visitantes.

O coronel do Corpo de Bombeiros Militar, Flávio Gledson, ressalta que o incêndio ainda está em andamento na região e a estimativa é que já tenha alcançado 10 mil hectares. “Já completamos uma semana de incêndio. No Parque Sesc Serra Azul o fogo foi controlado, mas ao sul ainda continua, numa área de nascentes, onde está em andamento a construção de barreiras como aceiros negros. Ao oeste, o trabalho é ainda mais intenso devido ao fogo ter se propagado em áreas privadas”, explica.

Para Gledson, a integração de esforços é essencial para o combate florestal. “É preciso que cada um faça seu papel. No Sesc Serra Azul, o trabalho com os brigadistas foi extremamente importante, integrando essa força-tarefa que possibilitou controlar o fogo. Estratégias, como contrafogo, combate direto, aéreo e terrestre, construção de aceiros mecânico e negro, foram utilizadas para obter o êxito da operação”, declara. 

Desde o dia 1º de setembro, conforme o Corpo de Bombeiros, mais de 380 mil litros de água foram utilizados na ação.

Reabertura do parque

O parque localizado no cerrado mato-grossense tem 5 mil hectares e terá suas atividades turísticas retomadas no dia 28 de setembro com flutuação na Cachoeira Serra Azul, tirolesa, arvorismo e cicloturismo, além do serviço de almoço oferecido no restaurante Buritizal. O Enduro a Pé – Sesc Serra Azul 5km, que aconteceria no dia 22 de setembro, será reagendado para o mês de outubro. A nova data será anunciada em breve.