Fórum Promovido pelo Sesc-RJ discute sustentabilidade da cidade e de comunidades do Rio

AddToAny buttons

Compartilhe
05 A 06 out 20
Ex: 8h00 às 18h00
Botão - Tenho Interesse
Esse preenchimento não garante sua
inscrição. É apenas para fins de comunicação,
envio de novidades e informações sobre o
evento.
Debate integra Circuito Urbano, agenda de eventos da ONU que promove soluções sustentáveis para cidades.
Debate integra Circuito Urbano, agenda de eventos da ONU que promove soluções sustentáveis para cidades.
Crédito
Divulgação

O Sesc-RJ realiza, no dia 30 de outubro, o Fórum Cidades e Comunidades Sustentáveis, evento on-line em que especialistas discutirão temas como agricultura urbana, construções sustentáveis de baixo custo e também apresentarão experiências práticas e bem-sucedidas nesses quesitos. Os debates, que se iniciam às 9h30 e se estendem ao longo do dia, serão transmitidos pelo YouTube e Facebook do Sesc-RJ. Também podem ser acompanhados pelo YouTube do Circuito Urbano, uma agenda de eventos sobre o assunto chancelada pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

Quem abre a programação, às 9h30, é Valdirene Militão, moradora da Maré e Educadora Social do Programa de Desenvolvimento do Campus Fiocruz Mata Atlântica (PDCFMA/Fiocruz). No painel Agricultura Urbana, ela falará sobre soberania alimentar e nutricional, economia dos setores populares e hortas em quintais e lajes de comunidades. A profissional debaterá com a gestora ambiental Angélica Soares, coordenadora de projetos do Prato Verde Sustentável e doutoranda em Planejamento e Uso dos Recursos Renováveis. Também participam da conversa os analistas de Projetos Sociais do Sesc-RJ, Daniela Almeida e Elvio Kamiyama. 

Às 11 horas, começa o painel Construções Sustentáveis e de Baixo Custo, com Eduardo Ávila e Leandro Toledano. O primeiro é diretor executivo da Revolusolar, organização que criou um modelo energético acessível com base em energia solar nas favelas da Babilônia e Chapéu Mangueira, Zona Sul do Rio. O segundo é CEO da BioMovement, distribuidora exclusiva da HomeBiogas no Brasil. A tecnologia israelense para biodigestores, presente em mais de 100 países, permite transformar resto de comida e fezes em energia renovável e segura. Mauro Rezende e Daniel Pereira, analistas de Sustentabilidade do Sesc-RJ, também integram o painel.

O terceiro e último painel – Desenvolvimento Sustentável em Comunidades –, às 15 horas, contará com a participação de Clara Ferraz, coordenadora de Desenvolvimento Institucional da ONG Comunidades Catalisadoras (ComCat). Entre os projetos executados está o Rede Favela Sustentável, que congrega e promove a expansão de iniciativas comunitárias que fortaleçam a sustentabilidade ambiental e a resiliência social nas comunidades do Rio. Clara Ferraz vai interagir com a analista de Projetos Sociais Luiza Oliveira e com a analista de Sustentabilidade Nathallia Miranda, ambas do Sesc-RJ.

SERVIÇO

Fórum Cidades e Comunidades Sustentáveis / Circuito Urbano (ONU-Habitat)

Dia 30/10/2020 – A partir das 9h30

Transmissão: YouTube (@portalsescrio) e Facebook (@SescRJ)

Retransmissão pelo YouTube do Circuito Urbano

Realização: Sesc RJ