#MesaSemFome: Leandro Karnal e Padre Omar juntos contra a fome no Rio

AddToAny buttons

Compartilhe
13 A 14 mai 20
Ex: 8h00 às 18h00
Botão - Tenho Interesse
Esse preenchimento não garante sua
inscrição. É apenas para fins de comunicação,
envio de novidades e informações sobre o
evento.
Na transmissão ao vivo o historiador falou sobre as mudanças sociais provocadas pela Covid-19 e convocou a população a participar da campanha #MesaSemFome.
Crédito
Divulgação Fecomercio-RJ

Campanha solidária #MesaSemFome foi aberta oficialmente no domingo (10/05), Dia das Mães, pela live do historiador Leandro Karnal com a participação do Reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar.

A iniciativa do Sistema Fecomércio-RJ, por meio do Sesc-RJ, está arrecadando alimentos e material de higiene doados pela população em supermercados, farmácias, paróquias e condomínios do estado do Rio. Os donativos serão revertidos para a população em situação de vulnerabilidade social.

Live contra a fome

A atividade, que foi transmitida pelos canais do Sesc RJ e de Leandro Karnal no Youtube, teve início às 18horas com uma benção de Padre Omar, diretamente do alto do Morro do Corcovado.

Participaram também, com mensagens gravadas em vídeo, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, e o presidente do Sistema Fecomércio-RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior. Em seguida, Leandro Karnal falou sobre as mudanças sociais provocadas pelo isolamento e pela pandemia da Covid-19. A ação ocorreu sem público, apenas com a presença da imprensa no Santuário Cristo Redentor.

“O Mesa Brasil executa com enorme competência a logística do bem, sensibilizando a sociedade, identificando as necessidades. Viabiliza o Pão Nosso de cada dia e de cada noite aos desamparados. Nada mais cristão. Nada tão humano!”, afirma Padre Omar.

Por volta das 18h30, ocorreu a projeção visual sobre o monumento apagado, foi projetada a palavra “Fome” na parte central do monumento. Em seguida, surgiu a imagem de um coração, no peito da estátua, que ganha a cor vermelha e começa a “bater”.

O movimento foi se acelerando gradativamente até que o coração se transformou em uma maçã, que cai até a base do Cristo.

A partir daí, representações gráficas de outros alimentos fizeram o mesmo movimento até que o monumento se “encheu” de frutas e legumes, encobrindo a palavra “fome”.

Na sequência, após os alimentos se acumularem até o topo da manta, a projeção mostrou um legume verde explodindo e colorindo grande parte da imagem. Ao final, surgiu a inscrição “#MesaSemFome” e as marcas Mesa Brasil e Sesc RJ.

Mesa Brasil

Demanda crescente na pandemia – Os donativos arrecadados abastecerão o Mesa Brasil Sesc, programa do Sesc RJ que atua no combate à fome e ao desperdício. Regularmente, o Mesa Brasil levanta a maior parte das doações junto a empresas, mas desta vez a ideia é envolver massivamente a população.

O objetivo é ampliar a capacidade do programa para atender a demanda crescente de entidades assistenciais cadastradas e outros públicos que vêm sofrendo impactos com o distanciamento social adotado contra a Covid-19.

Mesa Brasil Sesc – O Mesa Brasil Sesc atua no combate à fome e ao desperdício. No estado do Rio de Janeiro, desde que se impôs o isolamento social como forma de conter a propagação do novo coronavírus até 5/05, o programa contabilizou cerca de 160 toneladas de alimentos doadas que chegaram a mais de 40 mil pessoas.

Entre os beneficiados, estão moradores de 50 comunidades do Rio de Janeiro.

Leia mais no site da Fecomércio-RJ.