Na Fecomércio-MT, setor empresarial conhece propostas de candidatos à Prefeitura de Cuiabá

AddToAny buttons

Compartilhe
05 A 06 out 20
Ex: 8h00 às 18h00
Botão - Tenho Interesse
Esse preenchimento não garante sua
inscrição. É apenas para fins de comunicação,
envio de novidades e informações sobre o
evento.
Evento reuniu os quatro postulantes mais bem avaliados nas pesquisas
Evento reuniu os quatro postulantes mais bem avaliados nas pesquisas
Crédito
Fecomércio-MT

Com o objetivo de conhecer as propostas dos quatro candidatos mais bem avaliados nas pesquisas para assumir a Prefeitura de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), Gisela Simona (Pros), Abílio Junior (Podemos) e Roberto França (Patriotas) participaram, no dia 21 de outubro, do evento Diálogo Fecomércio-MT com Candidatos à Prefeitura de Cuiabá, idealizado pela própria Fecomércio, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá), Federação das CDLs de Mato Grosso (FCDL/MT) e sindicatos filiados.

No total, os postulantes ao cargo de chefe do Executivo municipal responderam a 13 perguntas idênticas, o que demonstrou imparcialidade e isonomia das entidades organizadoras do evento. O foco foi conhecer as ideias e propostas de trabalho no setor do comércio para o município. A ordem das apresentações foi sorteada com as assessorias dos candidatos, em reunião prévia.

O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, abriu o evento e destacou a importância de conhecer os projetos dos possíveis gestores da capital nos próximos quatro anos.  “Enquanto empresário e cidadão cuiabano, este diálogo com os candidatos é de extrema relevância para todos nós, pois se trata da escolha do gestor municipal da nossa capital. A Fecomércio-MT continuará desempenhando o seu papel de acompanhar, participar e fazer as devidas cobranças aos gestores públicos sempre que for necessário.”

Papel institucional

Para o presidente da CDL Cuiabá, Nelson Soares, o evento foi de grande valia para o empresariado do comércio. “Foi uma satisfação essa parceria para realizarmos mais uma vez esse encontro entre os candidatos e ouvir as propostas de cada um, inerentes a nossas atividades. Esperamos que, com esse evento, nossa classe tenha uma noção do que o próximo prefeito irá fazer em prol do nosso comércio.”

Já para David Pintor, vice-presidente da Federação das CDLs de Mato Grosso e que esteve representando a entidade no evento, os parceiros organizadores do diálogo estão cumprindo seu papel institucional como representantes do setor empresarial. “Estamos levando informação aos empresários. Espero que esse evento se repita dentro de outros municípios de Mato Grosso diante da sua relevância e para que todos tenham a oportunidade de conhecer as propostas dos próximos gestores das suas cidades.”

Durante o evento, vários temas foram abordados com os candidatos, que tiveram a oportunidade de responder aos questionamentos e expor suas propostas para cada um deles. Entre os assuntos apresentados, estão a Lei de Liberdade Econômica; a participação do comércio nas decisões que impactam as empresas; alvarás para obras, devido à morosidade para liberação; e arrecadação do ITPU.

Além disso, foram apresentadas questões de invasão de áreas urbanas; vendedores ambulantes na região central, que acaba por prejudicar o comércio como um todo; e também sobre o Centro Histórico de Cuiabá, já que um levantamento mostra que hoje existem aproximadamente 50 imóveis em avançado estado de desabamento. Quais serão as ações para preservação dessas estruturas, já que se trata de uma região que movimenta o turismo.

Os candidatos foram questionados, ainda, sobre mobilidade urbana; turismo de eventos e negócios; reforma administrativa; e origem dos recursos para a execução dos projetos propostos.