Programa Senac de Gratuidade beneficiou mais de 13 mil pessoas em Pernambuco

AddToAny buttons

Compartilhe
16 A 17 fev 21
Ex: 8h00 às 18h00
Botão - Tenho Interesse
Esse preenchimento não garante sua
inscrição. É apenas para fins de comunicação,
envio de novidades e informações sobre o
evento.
Em 2020, instituição de formação profissional disponibilizou mais de 178 cursos presenciais em 41 cidades de todo o estado
Em 2020, instituição de formação profissional disponibilizou mais de 178 cursos presenciais em 41 cidades de todo o estado
Crédito
Divulgação/Senac-PE

Em um ano marcado por uma pandemia que originou uma crise socioeconômica, o Senac Pernambuco intensificou o seu compromisso como agente de transformação social por meio da educação profissional, beneficiando um total de 13.469 alunos em cursos gratuitos na modalidade presencial. Em 2020, por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), a instituição ofertou vagas do Litoral ao Sertão do Estado via 26 editais direcionados à qualificação e ao aperfeiçoamento de profissionais de baixa renda. Foram mais de 2,2 milhões de horas de aula disponibilizadas que se revertem em um investimento de R$ 40 milhões na preparação de profissionais para o mercado de trabalho.

“Um resultado como esse só pode ser celebrado. Mais do que números, esses milhares de profissionais qualificados pelo Senac representam uma mão de obra qualificada para fazer a diferença nas empresas e impulsionar o momento de retomada econômica do comércio de Bens, Serviços e Turismo no nosso Estado”, comemora Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE.

Além das unidades próprias, nos municípios do Recife, Paulista, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada e Petrolina, o Senac ampliou a sua capilaridade nas ofertas do PSG por meio de parcerias com as prefeituras e secretarias de Turismo e de Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco. Ao todo, foram atendidos 41 municípios com 178 cursos do portfólio da instituição em 21 segmentos nos quais ela atua, a exemplo de Moda, Gastronomia, Beleza, Saúde, Gestão e Comércio. A escolha e a adequação dos cursos oferecidos foram estruturadas a partir da observação das particularidades e necessidades econômicas de cada região do Estado.

Dados

Das 13.469 matrículas, 46% foram na Região Metropolitana do Recife; 14,6%, na Zona da Mata e Litoral Sul; 20,4% no Agreste; e 18,8% no Sertão. Em relação às faixas etárias, lideram os profissionais entre 18 e 24 anos, com 57%, seguidos pela faixa dos 25 aos 29 anos, que representou 10,7% do total. Em ordem de procura, as demais foram 30 a 34 anos (8,2%), 14 aos 17 anos (6,9%), 35 aos 39 (6,5%), 40 a 44 (4,6%), 45 a 49 (2,9%) e 50+ (2,5%).

Senac EAD

Além das programações presenciais, os profissionais pernambucanos puderam aproveitar, também, as vagas gratuitas dos editais do Senac EAD. Em suas ofertas, a plataforma ofereceu quase 1500 vagas que foram preenchidas em Pernambuco. Somando-se os 110 municípios em que houve matrículas do Senac EAD com os 41 atendidos com cursos presenciais, o Senac Pernambuco chegou à marca de 118 cidades atendidas no estado em 2020, sublinhando a sua atuação estratégica em todo o estado.

Programa Senac de Gratuidade

Fruto de acordo firmado em 2008 com o Governo Federal, o PSG tem o objetivo de garantir o acesso à educação profissional de qualidade a pessoas com renda familiar per capita de até dois salários mínimos. Por meio dele, são oferecidos cursos nas modalidades de Aprendizagem, Formação Inicial e Técnicos. O programa representa o compromisso do Senac com a sociedade para promover a inclusão social por meio da educação profissional. Para participar dos cursos ofertados pelo Programa, os interessados fazem a inscrição no site do Senac, quando os editais são lançados.