Projeto do Senac representa Tocantins em evento nacional

AddToAny buttons

Compartilhe
19 A 20 jul 19
Ex: 8h00 às 18h00
Botão - Tenho Interesse
Esse preenchimento não garante sua
inscrição. É apenas para fins de comunicação,
envio de novidades e informações sobre o
evento.
Da esquerda para a direita: Leandro, Allan e Vagner, os criadores do Papaga.io
Da esquerda para a direita: Leandro, Allan e Vagner, os criadores do Papaga.io
Crédito
Assessoria de Imprensa SENAC/TO

Projeto desenvolvido no Senac Palmas foi selecionado para representar o estado do Tocantins na 71ª Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 21 a 27 de julho de 2019, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande (MS). O projeto Papaga.io é um protótipo de robô de conversação (chatbot) para a internet e está entre os 50 projetos brasileiros selecionados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Projeto Papaga.io

Desenvolvido no Senac Palmas, o projeto Papaga.io é um protótipo de um robô de conversação (chatbot) para a internet, composto por uma rede neural de informações sobre o turismo do Tocantins. Os membros responsáveis pela sua elaboração são o aluno da Aprendizagem em Serviços de Supermercado, Allan Pereira de Souza, o instrutor Vagner Cassol (Orientador) e Leandro Dias Costa (Coorientador).

O aluno Allan Pereira de Souza, 17 anos, explica a origem do projeto. “Primeiro pensamos em um totem que mostrasse a estrutura do supermercado. Depois focamos no Turismo e criamos um chatbot para conversar com as pessoas de forma eficiente”, diz. A ferramenta interage com humanos através de uma página de internet ou rede social, estabelecendo uma conversa similar a duas pessoas conversando. O objetivo é responder perguntas sobre o turismo do Tocantins, através da conversação via dispositivo.

SBPC

O evento terá como tema “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social”. A SBPC foi criada em 8 de julho de 1948 e é voltada à defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Atualmente possui mais de 140 sociedades científicas associadas, em todas as áreas do conhecimento, e cerca de 5 mil sócios ativos.

Prêmios

Com o projeto Papaga.io, o Senac ganhou o primeiro lugar na Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia (FECIT 2018), o 4º lugar na categoria voto popular e prêmio Projeto Destaque por Federação na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace 2019).