Resolução 382/20: Fenacor orienta Corretores

AddToAny buttons

Compartilhe
30 jun A 01 jul 20
Ex: 8h00 às 18h00
Botão - Tenho Interesse
Esse preenchimento não garante sua
inscrição. É apenas para fins de comunicação,
envio de novidades e informações sobre o
evento.
Fenacor instruir os corretores de Seguros a respeito da vigência da Resolução, a partir de 1º de julho de 2020.
Crédito
Fenacor

A Fenacor elaborou Nota Técnica visando orientar e instruir os corretores de seguros a respeito da vigência da Resolução no 382/20, a partir desta quarta-feira, dia 1º de julho de 2020.

A nota recomenda ao Corretor de Seguro que, sob hipótese alguma, assine contratos, acordos, termos de anuência e/ou outros instrumentos similares, inclusive para acesso a sistemas, que estejam relacionados a questões e deveres a eles cabíveis ou direcionados.

A Federação esclarece ainda que a eventual insistência de uma ou mais seguradoras pela assinatura em tais documentos, de forma impositiva ou mesmo velada, pode, inclusive, caracterizar possível constrangimento ilegal e, dessa forma, ensejar medidas judiciais plenamente cabíveis.

A Fenacor também instrui o Corretor de Seguros a não aceitar que o percentual da comissão seja discriminado na proposta do seguro. Caso alguma seguradora insista, a orientação é que deva ser publicamente denunciada, pois estará comprovado não se tratar de uma empresa parceira da categoria.

Nesse contexto, a Federação reitera que a Resolução 382 não estabelece de que forma deve ser disponibilizada ao cliente a informação sobre o montante da remuneração pela intermediação do contrato, acompanhado dos respectivos valores de prêmio comercial ou contribuição do contrato a ser celebrado.

Assim, os próprios corretores de seguros, visando dar cumprimento ao dispositivo que lhes atribui essa responsabilidade, somada à sua independência profissional, devem transmitir, diretamente, as informações pertinentes aos seus clientes, considerando que essa obrigação não deve ser realizada pelos seus parceiros comerciais.

Ainda quanto à disponibilização do montante da remuneração, a Fenacor enfatiza a importância de deixar claro e conscientizar os clientes/segurados sobre o trabalho dos corretores de seguros e a necessidade de manutenção de estrutura para o bom andamento da assistência e da assessoria a ser prestada durante a vigência dos contratos – em geral 12 meses.

Leia a Nota Técnica do site da Fenacor.