Senac e Tribunal de Justiça do Piauí investem em reinserção social

AddToAny buttons

Compartilhe
06 A 07 jun 19
Ex: 8h00 às 18h00
Botão - Tenho Interesse
Esse preenchimento não garante sua
inscrição. É apenas para fins de comunicação,
envio de novidades e informações sobre o
evento.
Senac e Tribunal de Justiça do Piauí investem em reinserção social
Senac e Tribunal de Justiça do Piauí investem em reinserção social

Contribuir para um mundo melhor através da educação profissional é parte da missão do Senac Piauí, que está sempre engajado em proporcionar igualdade de oportunidades para todas as pessoas, independente da vulnerabilidade social.

Dessa forma, desde 2017, o Senac-PI é parceiro do Programa Reconstruindo Vidas e colabora com o Tribunal de Justiça do Piauí para a reinserção social de pessoas que já cumpriram uma pena criminal no sistema carcerário e estão em fase de liberdade condicional. “São pessoas que após tanto tempo de reclusão, retornam ao convívio com a família, olhando a vida sobre outra perspectiva, com a intenção de mudar e precisam de apoio para facilitar essa reintegração”, esclarece Alexandra de Oliveira, analista judiciária e psicóloga, da Vara de Execuções Penais/TJPI.

O Senac-PI disponibiliza, sem ônus ao Tribunal de Justiça do Piauí, uma vaga por turma em seus cursos de formação e aprimoramento profissional ofertados em qualquer uma das 12 unidades da instituição no Estado. De acordo com Regina Ramos, coordenadora dos projetos sociais do Senac Piauí, em média 150 pessoas já foram beneficiadas com a parceria, “prezamos pelo sigilo e tratamos com igualdade todos os participantes do Programa. Não existe identificação, eles fazem o curso no Senac e recebem o nosso acompanhamento como qualquer outro aluno”, afirma.

A parceria do Senac Piauí no Programa Reconstruindo Vidas proporciona aos participantes qualificação profissional para o mercado de trabalho e desperta talentos para a autonomia financeira, “um ex-detento que quer mudar de vida e refazer sua história, tem que aproveitar as oportunidades que essa parceria nos dá para estudar. Fiz o curso ‘A Arte de Falar em Público’ e hoje me sinto mais confiante para falar com as pessoas”, afirma José Eufrasino, 37 anos, ex-aluno do projeto ao contar que montou um pequeno negócio de venda de comidas e que o curso lhe proporcionou mais segurança para atender melhor seus clientes.

O Programa também colabora com o lado emocional dos participantes, resgatando a autoestima e possibilitando viver uma nova realidade. “É um Programa muito especial. Tanto eu como a minha família tivemos a oportunidade de estudar e construir uma nova vida. Hoje minha esposa é proprietária de uma lanchonete e coloca em prática tudo o que aprendeu no Senac. A minha filha está fazendo o curso de Maquiador e já está trabalhando em um salão de beleza. Eu só tenho a agradecer ao Senac e ao TJ por essa parceria tão bonita”, relata Gilberto Cunha, 48 anos, ex-aluno do projeto.

São muitas as dificuldades para quem deseja recomeçar a vida depois de sair do sistema carcerário. Discriminação, constrangimento e indiferença, são apenas algumas das situações enfrentadas por essas pessoas que, na verdade, precisam de apoio e oportunidade para se reinserirem socialmente. É justamente aí que entra a atuação do Senac Piauí com programas que promovem a educação profissional, o empreendedorismo e constroem novas histórias de vida e superação.