Sesc do RS na comemoração do Dia do Comerciante

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16 A 17 jul 20
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O docente do Senac, Kleber Cortez, ensina um método para o seu negócio ser a melhor opção para seus clientes.
Crédito
Fecomércio-RS

Para a comemoração do Dia do Comerciante, docente do Senac Taquara, no Rio Grade do Sul, ensina método aos empresários do comércio e bens, serviços e turismo, como progredir nos negócios durante a pandemia.

Anualmente, no dia 16 de julho, o brasileiro comemora o Dia do Comerciante. Uma das profissões mais antigas que existem e da qual todos necessitam. Para o comerciante, o que mais importa é a qualidade do produto que oferta, conseguir manter seus clientes e também conseguir novos.

O docente do Senac Taquara Kleber Cortez ensina um método para o seu negócio ser a melhor opção para seus clientes e, de quebra, atrair novos interessados em seus produtos e serviços.

“Normalmente, imaginamos que as soluções são muito difíceis, mas, se pensarmos melhor, estamos bem próximos das opções que realmente podem atender com eficiência os nossos negócios e projetos”, diz Kleber. Confira os três passos:

1.Inicie uma competição entre clientes e contatos de sua preferência para todos indicarem produtos e serviços que podem ajudar as pessoas nesta pandemia, seja para atender a algumas demandas ou problemas;

2.Em continuidade, peça para cada um listar possíveis soluções e ideias que podem ajudar ainda mais;

3.Por último, cruze estas informações. Veja como elas se relacionam para ampliar a utilidade de seus produtos e serviços, confirmando ainda como você tem pessoas incrível com quem pode contar.

Assim, identifique uma premiação adequada e inove em sua empresa, mantendo estas pessoas incríveis que você descobriu mais próximas de você para criar novas oportunidades.

O método para premiar o cliente pode ser escolhido pelo empresário, no qual ele deve confirmar sua disponibilidade e o que os clientes poderiam gostar.

Uma ideia é de presentear o vencedor com produtos e serviços, devido a sua colaboração e participação.

Esta competição não terá o foco da ação, mas sim a movimentação de seus contatos para desenvolver ideias para evoluir o negócio.

É extremamente importante aproveitar percepções externas. “Este processo de gamificação, com jogos e interação com clientes, abre oportunidade para os próprios clientes indicarem o negócio, assim como outras pessoas virem por causa de uma iniciativa diferenciada e interessante”, explica o docente.

Existem outras formas de manter clientes. Uma delas é o próprio atendimento eficiente (na qualidade e preço). Porém, jogo ou competição é uma forma de gerar um engajamento maior dos clientes, especialmente descobrindo aqueles que defendem e se importam com a empresa, seus produtos e serviços.

Confirmar isto permitirá investir cada vez mais na direção certa para manter e crescer.