11 maio, 2018

Abertas inscrições para o Prêmio ODS Brasil

Adicionar aos meus Itens 

O Prêmio Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Prêmio ODS Brasil) foi criado para incentivar, valorizar e dar visibilidade no Brasil às metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. A Agenda é um plano de ação patrocinado pela Organização das Nações Unidas, cujo maior desafio é a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões.

Criada pelo Decreto Presidencial nº 9.295, de 28 de fevereiro de 2018, a premiação será realizada a cada dois anos, até 2030. A iniciativa visa prestigiar projetos, programas, tecnologias e ações estruturadas que promovam soluções nos aspectos sociais, ambientais e econômicos, primordiais para inspirar pessoas e instituições, e multiplicar soluções sustentáveis.

O prêmio é dividido em quatro categorias: Governo - Práticas desenvolvidas pela administração direta ou indireta dos Estados, Municípios e Distrito Federal; Organizações com Fins Lucrativos - Práticas desenvolvidas por setor produtivo e outras organizações da sociedade com fins lucrativos; Organizações sem Fins Lucrativos - Práticas desenvolvidas por organizações da sociedade sem fins lucrativos; e Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão - Práticas desenvolvidas por instituições de ensino, pesquisa e extensão públicas e privadas.

Para participar, as ações devem ter um ano e obter resultados mensurados. As inscrições serão gratuitas e devem ser feitas, até 29 de junho, exclusivamente, por meio eletrônico, preenchendo os formulários disponibilizados no endereço eletrônico: www.odsbrasil.gov.br

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável

Trata-se de um compromisso assinado por chefes de Estado e de Governo, reunidos na sede das Nações Unidas, em Nova York, de 25 a 27 de setembro de 2015. O documento foi divulgado no momento em que a ONU comemorava 70 anos.

Eles resolveram, entre 2015 e 2030, “acabar com a pobreza e a fome em todos os lugares; combater as desigualdades dentro e entre os países; construir sociedades pacíficas, justas e inclusivas; proteger os direitos humanos e promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas; e assegurar a proteção duradoura do planeta e seus recursos naturais”.

Deliberaram também criar condições para um crescimento sustentável, inclusivo e economicamente sustentado, prosperidade compartilhada e trabalho decente para todos.

Comments

0

Os comentários serão moderados, portanto evite o uso de palavras chulas, termos ofensivos ou comunicação vulgar. Se tiver alguma dúvida sobre o tema abordado aqui, use a nossa Área de Atendimento. Talvez a resposta já esteja lá.

Post new comment

The content of this field is kept private and will not be shown publicly.