31 October, 2017

Armínio Fraga: reforma da Previdência é fundamental

Crédito: Geraldo Roque/CNC

Armínio Fraga e Antonio Correia de Lacerda foram os convidados da 9ª edição do E Agora, Brasil?

Adicionar aos meus Itens 

Os economistas Armínio Fraga e Antonio Correia de Lacerda foram os convidados da 9ª edição do E Agora, Brasil?, série de debates promovida pelo jornal O Globo com patrocínio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Na pauta, o difícil cenário vivido atualmente pelo País e as alternativas para superação da crise e retomada do caminho do crescimento.

Para Armínio Fraga, é preciso fazer uma reforma do Estado. “O Brasil precisa reestatizar o seu Estado, para que ele possa cumprir com seu papel tradicional, clássico, trazendo uma vida financeira equilibrada, para que tenhamos juros normais”, afirmou, ressaltando que as taxas cobradas no Brasil são uma das maiores distorções de sua economia.

O ex-presidente do Banco Central do Brasil reforçou que a reforma da Previdência é um ponto fundamental para o equilíbrio das contas públicas. Fraga considera que o teto de gastos públicos, já aprovado, não se sustenta sem aprovação da reforma previdenciária. "O teto de gasto é uma resposta dura a uma situação emergencial. As finanças públicas estão em situação muito precária, e o gasto vem crescendo desde o fim da década de 1980 como proporção do PIB. Mas ele, sem aprovação de várias outras reformas, no topo da lista a da Previdência, não vai aguentar", disse.

Antonio Correia de Lacerda destacou que será preciso retomar o nível de investimentos. “A queda acumulada do PIB nos últimos dois anos é de cerca de 7,2%. Este ano devemos ter um crescimento de 0,5% e um pouco mais em 2018, o que sinaliza que estamos saindo da recessão. Mas temos desafios enormes. Um deles é ampliar o nível de investimentos, de formação bruta de capital, que, hoje, é cerca de 30% inferior ao que era em 2014, antes da crise”, disse Lacerda, observando que, sem a ampliação dos níveis de investimento, a reação da economia não poderá se sustentar.

O projeto E Agora, Brasil? é uma parceria da CNC e O Globo, reunindo a equipe de editores e colunistas do jornal com empresários e executivos para debater as principais questões do panorama nacional. Entre os convidados que participaram das edições anteriores do encontro estão o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o juiz Sergio Moro e a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia.

Comments

0

Os comentários serão moderados, portanto evite o uso de palavras chulas, termos ofensivos ou comunicação vulgar. Se tiver alguma dúvida sobre o tema abordado aqui, use a nossa Área de Atendimento. Talvez a resposta já esteja lá.

Post new comment

The content of this field is kept private and will not be shown publicly.