2 junho, 2014

Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

Todos juntos contra o trabalho infantil

Crédito: Divulgação/FNPETI

Todos juntos contra o trabalho infantil

Adicionar aos meus Itens 

Nesta terça-feira, dia 3 de junho, comemora-se o Dia Mundial e o Dia Nacional contra o Trabalho Infantil. A data foi estipulada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) com o objetivo de promover a conscientização da população mundial e ações para a erradicação do trabalho infantil. A celebração, que normalmente acontece em 12 de junho, foi antecipada em função do início da Copa do Mundo no Brasil.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apoia a iniciativa e participa dos debates nacionais sobre o tema realizados no Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) e na Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil (Conaeti) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Trabalho infantil atinge 11% da população infanto-juvenil

De acordo com dados de 2013 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), 168 milhões de crianças em todo o mundo trabalham em condições exploratórias.  Esse número representa 11% de toda a população mundial infantojuvenil.

Na última década, houve uma redução de 78 milhões de crianças trabalhadoras em relação ao ano de 2000 - uma diminuição de cerca de um terço do número total. Entre 2000 e 2012, o número de meninas trabalhando caiu 40%, e o de meninos reduziu para 25%. A quantidade dos que trabalham em situação perigosa, na faixa etária de 5 a 17 anos, foi reduzida à metade no mesmo período, passando de 171 milhões para 85 milhões.

O Brasil é pioneiro e referência na comunidade internacional no que se refere aos esforços para a prevenção e eliminação do trabalho infantil. Desde meados da década de 1990, o governo brasileiro, juntamente com trabalhadores, empregadores e sociedade civil, vem implementando as disposições das Convenções 138 e 182 da OIT por meio dos instrumentos legais nacionais, além de desenvolver políticas públicas específicas para a prevenção e eliminação do trabalho infantil.

Vamos todos juntos dar um cartão vermelho ao trabalho infantil!

Comments

0

Os comentários serão moderados, portanto evite o uso de palavras chulas, termos ofensivos ou comunicação vulgar. Se tiver alguma dúvida sobre o tema abordado aqui, use a nossa Área de Atendimento. Talvez a resposta já esteja lá.

Post new comment

The content of this field is kept private and will not be shown publicly.