10 July, 2018

Proibição a propaganda de cigarros será debatida em audiência

Um projeto de lei que proíbe a propaganda de cigarros e intensifica as medidas de combate ao tabagismo será debatido em audiência pública na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) nesta quarta-feira (11/07). A discussão do PLS nº 769/2015 foi solicitada pela senadora Ana Amélia (PP-RS) e pelo relator da matéria na comissão, senador Cristovam Buarque (PPS-DF).

Além da proibição de qualquer forma de propaganda, publicidade, promoção ou patrocínio de produtos fumígeros, o texto determina a padronização das embalagens de cigarros. Os rótulos deverão manter as advertências quanto aos riscos e prejuízos do fumo, conforme regulamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A proposta, do senador José Serra (PSDB-SP), também proíbe o uso de substâncias sintéticas e naturais que possam intensificar, modificar ou realçar sabor ou aroma de cigarros e de outros produtos fumígeros. O texto ainda estabelece a punição, com multa e pontos na carteira, do motorista que fumar ou permitir que passageiro fume em veículo que esteja transportando menores de 18 anos.

Cristovam foi favorável à proposta e em seu relatório final fez apenas ajustes de técnica legislativa. O projeto ainda deverá ser analisado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Ana Amélia chegou a solicitar que a matéria fosse analisada também pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), por se preocupar com o impacto das medidas no trabalho dos produtores de fumo e na cadeia do cigarro. Porém, o pedido não foi aprovado em Plenário.

Convidados

Para participar do debate foram convidadas Paula Johns, diretora-presidente da Associação de Controle do Tabagismo, Promoção da Saúde e dos Direitos Humanos, e Alessandra Trindade Machado, representante da Comissão Nacional para a Implementação da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco. A lista de participantes inclui ainda Marcos Rochinski, coordenador da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul.

A comissão se reunirá às 9h30, na sala 2 da Ala Alexandre Costa, no Anexo 2 do Senado. A audiência será realizada em caráter interativo, com possibilidade de participação popular pelo Portal e-Cidadania e pelo Alô Senado (0800-612211).

Como acompanhar e participar

http://bit.ly/audienciainterativa

senado.leg.br/ecidadania

Fonte: Agência Senado

Comments

0

Os comentários serão moderados, portanto evite o uso de palavras chulas, termos ofensivos ou comunicação vulgar. Se tiver alguma dúvida sobre o tema abordado aqui, use a nossa Área de Atendimento. Talvez a resposta já esteja lá.

Post new comment

The content of this field is kept private and will not be shown publicly.