27 October, 2011

Escola SESC de Ensino Médio recebe Prêmio Darcy Ribeiro de Educação

Representantes da Escola SESC recebem medalha e diploma de menção honrosa

Crédito: Rodolfo Stuckert - CNC

Robson Costa e Amanda Furtado, da Escola SESC, recebem o prêmio dos deputados Alex Canziani e Fátima Bezerra

Adicionar aos meus Itens 

A Escola Sesc de Ensino Médio, do Rio de Janeiro, foi homenageada pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados (CEC), na noite do dia 26 de outubro, recebendo o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. Em sua 11ª edição, o prêmio é concedido anualmente pela Comissão de Educação e Cultura a três pessoas ou entidades que se destacaram na defesa e na promoção da educação no País. A data escolhida para a premiação homenageia os 89 anos do nascimento de Darcy Ribeiro, antropólogo, romancista e político mineiro, um dos principais intelectuais brasileiros e fundador da Universidade de Brasília (UnB). O vice-presidente financeiro da CNC, Luiz Gil Siuffo, participou da solenidade.

A Escola foi a vencedora do Prêmio, recebendo o maior número de votos entre os indicados durante audiência realizada em 28 de setembro, na Comissão de Educação e Cultura da Câmara. Indicada pelo deputado Alex Canziani (PTB/PR, a Escola SESC foi fundada em 2008, por iniciativa do presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e do Conselho Nacional do Serviço Social do Comércio (SESC), Antônio Oliveira Santos. Ele reconheceu na construção de uma comunidade educativa a possibilidade de formar jovens sob o signo da diversidade, preparando-os para o mundo do trabalho e para o exercício da liderança e da cidadania. “Só quem conhece pode entender a dimensão do excelente e inovador trabalho realizado nessa escola”, disse o deputado Canziani.

Pela Escola SESC receberam a medalha e o diploma de menção honrosa, o gerente administrativo e financeiro da Escola, Robson Costa e a aluna Amanda Furtado. Ao receber a medalha, Robson disse que a concepção da escola é fruto de um sonho que deu certo. “A Escola SESC de Ensino Médio nasceu da inspiração do presidente da CNC Antonio Oliveira Santos. Foi ele o idealizador e protagonista deste projeto, que traz uma importante contribuição à nação brasileira. Foi sua visão, junto com o empenho de uma grande equipe, coordenada pela nossa querida diretora Claudia Fadel, que concretizou essa Escola, hoje modelo de educação e merecedora de tão nobre premiação”.

A estudante Amanda Furtado, que recebeu o diploma de menção honrosa, fez um discurso sobre a trajetória do Sistema Comércio e o “nascimento” da Escola Sesc. E ressaltou a diferença do ensino e sobre como é de fazer parte do seleto grupo de alunos que lá estudam. “Para nós, é uma honra receber esta homenagem que leva o nome de tão importante brasileiro, que sonhou e trabalhou pela educação no país. Essa instituição localiza-se no Rio de Janeiro, mas tem a identidade de todo o Brasil, marcada pela diversidade cultural. Dia a dia, vive-se o diverso e constrói-se a unidade”.

Ela explicou a didática da escola, e sua importância na formação pessoal dos estudantes, “Entendendo o jovem como um indivíduo em desenvolvimento, a Escola tem como um de seus principais objetivos a formação integral de seus alunos, visando educar cidadãos solidários e proativos, capazes de serem agentes multiplicadores da experiência e do conhecimento que estão produzindo. Para isto, dá ênfase a formação humanística de seus estudantes, que realizam projetos sociais dentro e fora da comunidade escolar, potencializando o exercício do protagonismo juvenil”.

A abertura da cerimônia foi realizada pela 1ª vice-presidente da Câmara dos Deputados Rose de Freitas (PMDB-ES), que elogiou as iniciativas das três entidades em prol da Educação brasileira, “Hoje é um dia histórico para a Educação do país. Foi sancionada, mais cedo, a Lei do Pronatec, e agora, homenageamos entidades que se esforçam pelo avanço da educação".

 

Demais homenageados

 

Também receberam o prêmio o Instituto Gustavo Kuerten, de Florianópolis, em Santa Catarina, que trabalha com crianças carentes, do ex-tenista Guga Kuerten; e o Programa Topa - Todos Pela Alfabetização, da Secretaria da Educação da Bahia, recebido pelo governador da Bahia, Jaques Wagner.

Maravilhado com a estrutura da Escola SESC, o governador da Bahia, Jaques Wagner, em seu discurso de agradecimento, direcionou a palavra ao vice-presidente da CNC, Luiz Gil Siuffo, dizendo que ao voltar a Bahia, irá procurar a Fecomércio-BA, e pedir para que uma Escola Sesc de Ensino Médio, seja construída em seu estado.

O governador da Bahia, Jaques Wagner, também afirmou que o prêmio é um estímulo para continuar com o trabalho para ampliar o acesso à educação. "Eu peguei um estado com mais de 2 milhões e 100 mil analfabetos acima de 15 anos de idade. Lançamos um programa muito arrojado, em quatro anos e seis meses estamos batendo a casa de um milhão de alfabetizados."

Comments

0

Os comentários serão moderados, portanto evite o uso de palavras chulas, termos ofensivos ou comunicação vulgar. Se tiver alguma dúvida sobre o tema abordado aqui, use a nossa Área de Atendimento. Talvez a resposta já esteja lá.

Post new comment

The content of this field is kept private and will not be shown publicly.