18 maio, 2018

Governo faz chamamento à participação dos empresários na Agenda 2030

Crédito: Edgar Marra

Henrique Ferreira (D) ouviu ponderações do diretor da CNC Marco Aurélio Sprovieri

O secretário nacional de Articulação Social da Presidência da República, Henrique Villa Costa Ferreira, fez, na sexta-feira (18/05) um chamamento à participação dos empresários nas metas da Agenda 2030, plano de ação da Organização das Nações Unidas (ONU) com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “O papel da iniciativa privada é fundamental e está dentro da tendência mundial de priorizar a indústria de baixo carbono e negócios sustentáveis”, alertou, em palestra na sexta-feira (18/05), na 16ª reunião do Grupo Técnico de Trabalho Meio Ambiente (GTT-MA) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A Agenda 2030 é de todo o Estado brasileiro, não do governo, frisou o secretário, considerando fundamental que o conjunto da sociedade entenda que ela é de todos. “Cada um, dentro do seu contexto de atuação, tem a responsabilidade e o compromisso com seus objetivos”, explicou. O diretor da CNC Marco Aurélio Sprovieri disse que a CNC considera que a execução da Agenda tem que ser mesmo uma política de Estado, não de governo. “E, se for assim, com objetivos claros, tem todo o nosso apoio.”

“O chamamento é no sentido de que todos se informem sobre a Agenda, se identifiquem, visualizem sua contribuição e a priorizem, dentro do seu âmbito de atuação pessoal ou profissional, com um olhar: eu posso fazer a diferença para o Brasil até 2030, dentro dos 17 objetivos e 169 metas.”

Segundo Henrique Ferreira, o trabalho do governo neste momento é acelerar a divulgação para atores fundamentais ao processo, “buscando o seu comprometimento e, no passo seguinte, caminharmos juntos para um País melhor até 2030”.

Para o executivo do governo, as empresas são parceiras vitais no alcance dos ODS. E citou palavras do ex-secretário-geral das Nações Unidas Ban Ki-moon: “Elas podem contribuir através das suas atividades principais. Assim, devem avaliar seu impacto, estabelecer metas ambiciosas e comunicar seus resultados de forma transparente”. O diretor da CNC Marco Aurélio Sprovieri disse que as empresas estão evoluindo, sensibilizadas pelo foco sustentável dos negócios.

O secretário previu que, em no máximo cinco anos, a empresa que não estiver associada à Agenda 2030 terá dificuldade de fazer negócio. A iniciativa da ONU significa, no seu ponto de vista, mais do que compromisso do País, é a oportunidade de convergência de políticas públicas para os governos, em todos os níveis, e a retomada do planejamento de longo prazo. “A Agenda é positiva, uma oportunidade para o Brasil, é o olhar para frente, é a conexão do global com um ‘local melhor’ e, igualmente importante, oportunidade real para a consolidação da mudança da imagem do setor empresarial.”

Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (ADS)

Plano de ação assinado por chefes de Estado e de governo e altos representantes, reunidos na sede das Nações Unidas, em Nova York, de 25 a 27 de setembro de 2015, no momento em que a ONU comemorava 70 anos de sua criação.

Os representantes de governo que assinaram o documento decidiram, entre 2015 e 2030: acabar com a pobreza e a fome em todos os lugares; combater as desigualdades dentro e entre os países; construir sociedades pacíficas, justas e inclusivas; proteger os direitos humanos e promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas; e assegurar a proteção duradoura do planeta e seus recursos naturais.

Resolveram também criar condições para um crescimento sustentável, inclusivo e economicamente sustentado, prosperidade compartilhada e trabalho decente para todos, tendo em conta os diferentes níveis de desenvolvimento e capacidades nacionais.

Comments

0

Os comentários serão moderados, portanto evite o uso de palavras chulas, termos ofensivos ou comunicação vulgar. Se tiver alguma dúvida sobre o tema abordado aqui, use a nossa Área de Atendimento. Talvez a resposta já esteja lá.

Post new comment

The content of this field is kept private and will not be shown publicly.