23 March, 2018

Vice-presidente da CNC participa da abertura oficial do 8º Fórum Mundial da Água

Vice-presidente da CNC participa da abertura oficial do 8º Fórum Mundial da Água

Crédito: Joel Rodrigues

Vice-presidente da CNC participa da abertura oficial do 8º Fórum Mundial da Água

Adicionar aos meus Itens 

O vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e presidente da Fecomercio-DF, Adelmir Santana, participou, dia 19 de março, em Brasília, no Palácio do Itamaraty, da abertura oficial do 8º Fórum Mundial da Água. Considerado o principal encontro que debate a utilização de recursos hídricos do mundo, o fórum contou com a presença do presidente da República, Michel Temer, além de chefes de delegações de diversos países. A diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, também esteve na abertura, assim como o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, e o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana. 

Para Santana, o fórum é uma oportunidade de discutir o desenvolvimento sustentável e temas de acesso à água para a população. “Sediar o fórum da água é uma chance para dialogar soluções que envolvem o uso consciente e correto dos recursos hídricos. É um momento de compartilhar experiências com outros países e buscar formas de assegurar que a água chegue a todos. Essa é uma questão que deve e precisa ser discutida”, destacou. 

Durante a abertura do fórum, o presidente Michel Temer abordou o tema da segurança hídrica e um projeto de lei que visa a modernizar o marco regulatório do saneamento básico. “Todos estamos engajados na causa urgente da segurança hídrica. Os números dão dimensão dessa urgência, pois 2 bilhões de pessoas no mundo não têm fonte segura de água em suas casas, são mais de 2 milhões que sofrem com a falta de saneamento e cerca de 260 milhões precisam andar mais de meia hora para coletar água. Portanto, é nossa obrigação buscar o desenvolvimento sustentável em todas as suas vertentes, na vertente econômica, social e naturalmente ambiental”, disse. 

Já o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), lembrou a crise hídrica enfrentada na capital federal. “Os desafios sobre a água são locais, nacionais e mundiais. No caso de Brasília, um expressivo crescimento populacional ao longo de décadas associado à falta de investimento em infraestrutura por muitos anos combinado com três anos de volumes de chuvas muito abaixo da média nos levou a uma crise hídrica. O apoio da nossa população aliado aos investimentos do governo nos permite com convicção estarmos alcançando a segurança hídrica. O nosso principal reservatório que abastece 60% da população do DF que chegou a ter 5% de seu volume em novembro está hoje com 68% de sua capacidade. O Fórum Mundial da Água deve nos deixar um legado”, apontou.

Comments

0

Os comentários serão moderados, portanto evite o uso de palavras chulas, termos ofensivos ou comunicação vulgar. Se tiver alguma dúvida sobre o tema abordado aqui, use a nossa Área de Atendimento. Talvez a resposta já esteja lá.

Post new comment

The content of this field is kept private and will not be shown publicly.