16 March, 2017

ENAServ 2017 está com inscrições abertas

Adicionar aos meus Itens 

A Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) promove no dia 19 de abril, em São Paulo, a 8ª edição do Encontro Nacional do Comércio Exterior de Serviços (ENAServ 2017), com o tema “Exportar serviços para ampliar fronteiras”. O evento tem parceira da Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, com apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP).

Segundo dados do ministério, nos últimos anos, o Brasil ampliou sua participação no comércio mundial de serviços, com as exportações e importações do País apresentando crescimento superior ao desempenho mundial. No entanto, em 2015, houve uma reversão dessa tendência. Segundo dados da Organização Mundial do Comércio (OMC), as exportações globais de serviços foram da ordem de US$ 4,75 trilhões, 6,1% menor do que no ano anterior. O Brasil acompanhou a tendência global, porém com um desempenho inferior à média dos demais países, apresentando queda de 15,5%, passando a ocupar a 32ª posição entre os maiores exportadores do setor.

“Apesar de o setor de serviços representar 71% do PIB nacional, ser forte gerador de empregos e determinante na sustentação do crescimento econômico, a participação internacional do Brasil neste setor ainda é tímida, seja por desconhecimento de seus benefícios e do mercado internacional, seja por falta de agressividade comercial”, afirma o presidente da AEB, José Augusto de Castro.

“É preciso buscar alternativas para que esse quadro se reverta. É nesse sentido que o ENAServ vai reunir um time de especialistas e representantes do governo para abordar a questão da inserção do Brasil no mercado internacional de serviços, tendências e desafios, visando contribuir com propostas e sugestões”, destacou Castro.

O segmento está diretamente relacionado a importantes fluxos de investimentos diretos, assim como a atividades ligadas à inovação, à indústria e ao agronegócio, sendo relevante para a retomada do crescimento econômico. As novas tecnologias de informação, a redução nos custos de transportes e as negociações sobre serviços expandiram o conjunto de serviços comercializáveis. Como resultado, cresce o conteúdo de serviços no valor adicionado das mercadorias.

O ENAServ 2017 é destinado a empresários, executivos, autoridades do governo, dirigentes de entidades, consultores e especialistas, corretores e operadores, profissionais de bancos e seguradoras, representantes diplomáticos e comerciais, entre outros. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas pelo site www.enaserv.com.br/2017.

Comments

0

Os comentários serão moderados, portanto evite o uso de palavras chulas, termos ofensivos ou comunicação vulgar. Se tiver alguma dúvida sobre o tema abordado aqui, use a nossa Área de Atendimento. Talvez a resposta já esteja lá.

Post new comment

The content of this field is kept private and will not be shown publicly.