13 March, 2015

Preparação para um novo cenário trabalhista

Começa I Workshop de Negociação Coletiva da CNC

Crédito: Ciéte Silvéria/Perspectiva

Começa I Workshop de Negociação Coletiva da CNC

Adicionar aos meus Itens 

Um novo cenário trabalhista requer melhor preparação para a negociação coletiva. Foi com esse pensamento que José Roberto Tadros, vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e presidente da Comissão de Negociação Coletiva do Comércio (CNCC), iniciou, nesta sexta-feira, 13 de março, o I Workshop de Negociação Coletiva da CNC, realizado pela Confederação em parceria com a Fecomércio-SP.   

“O empresariado começou a perceber que estava na retaguarda das negociações. É uma responsabilidade que pesa nos ombros do sindicalismo patronal, e, por isso, inauguramos a CNCC, com a finalidade de respaldar o empresariado na defesa resoluta, equilibrada e absolutamente coerente dos seus interesses e na conciliação entre o capital e o trabalho. Sem capital não existe trabalho”, disse Tadros. Também participaram da mesa de abertura o secretário-geral da Confederação, Marcos Arzua, o consultor Sindical da Presidência da Confederação, Renato Rodrigues, a coordenadora da CNCC e chefe da Divisão Sindical, Patrícia Duque, e o vice-presidente da Fecomércio-SP, Ivo Dall’Acqua Jr.

A parte da manhã contou com palestras do professor Hélio Zylberstajn (Departamento de Economia da FEA/USP) e de Osmani Teixeira (advogado e membro do Conselho Temático de Relações de Trabalho da CNI). Ainda pela manhã, foi apresentado o Sistema de Negociação Coletiva do Comércio (SNCC), software que está sendo desenvolvido para gerenciar o banco de dados dos acordos e convenções coletivas de trabalho no âmbito do comércio de bens, serviços e turismo.

Na parte da tarde serão apresentados cases de negociação por algumas federações, com mediação do professor Eugenio do Carvalhal (consultor Organizacional e de Negociação e instrutor de Programas de Treinamento e Desenvolvimento).

Aprimoramento 

O Workshop contribuirá para aprimorar a representação sindical do Sistema, garantindo atuação diferenciada dos sindicatos patronais do comércio de bens, serviços e turismo na participação da negociação coletiva de trabalho – uma de suas mais importantes prerrogativas –, situação que garante a defesa dos legítimos interesses do setor, que, por sua vez, constitui umas das diretrizes estratégicas da CNC.

 

Confira a galeria de fotos do Workshop de Negociação Coletiva:

 

Comments

0

Os comentários serão moderados, portanto evite o uso de palavras chulas, termos ofensivos ou comunicação vulgar. Se tiver alguma dúvida sobre o tema abordado aqui, use a nossa Área de Atendimento. Talvez a resposta já esteja lá.

Post new comment

The content of this field is kept private and will not be shown publicly.