27 November, 2015

Pesquisa sobre representantes é apresentada em encontro da Renar

Cristiano Costa, da AGR/CNC, apresentou os dados da pesquisa

Crédito: Christina Bocayuva

Cristiano Costa, da AGR/CNC, apresentou os dados da pesquisa

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A Assessoria de Gestão das Representações (AGR) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apresentou, em 26 de novembro, durante o 4º Encontro com Gestores das Representações da Rede Nacional de Representações do Sistema Confederativo do Comércio (Renar), uma pesquisa sobre o perfil e a atuação dos representantes do Sistema Comércio.  

Cristiano Costa, assessor técnico da AGR, detalhou dados do levantamento realizado pela AGR com o objetivo de levantar informações que auxiliem nas estratégias de aperfeiçoamento da atuação em defesa de interesses dos empresários do comércio.

Costa informou que o número de respondentes representa 25% dos representantes do Sistema. Os participantes receberam questões relacionadas à atuação e sobre informações e orientações institucionais para o desenvolvimento do trabalho. Segundo Cristiano, 45% dos participantes da pesquisa são funcionários do Sistema e 38% dirigentes sindicais (38%), este último grupo formado por presidente e diretores de sindicatos, federações, ou do departamento nacional ou regional do Sesc e do Senac.  

Ainda segundo o estudo da AGR, quase a totalidade dos representantes (97%) declarou se sentir seguro e preparado para atuar e destes, mais de 60% recebe treinamentos e cursos para aprimorar seu trabalho. “Para termos um sistema fortalecido, que defenda os interesses dos empresários, devemos melhorar ainda mais a atuação dos nossos representantes”, afirmou. 

Após avaliar a pesquisa, os gestores das representações apontaram objetivos a serem implementados na representação. Entre as propostas, foi indicada a realização de um trabalho de sensibilização dos representantes para que entendam a necessidade contínua de capacitação e atualização sobre os temas e áreas em que atuam. “Nossos representantes precisam ser sensibilizados da importância desse trabalho” afirmou Marília Hafermann, representante da Fecomércio-SC. 

Capacitação de representantes vai alcançar todo o país

Durante o Encontro, Cristiane Soares, assessora da AGR, falou sobre o programa de capacitação para os representantes, que será ofertado em ambiente virtual de aprendizagem. A educação à distância (EAD) foi escolhida para permitir a formação chegasse a todo o País em qualquer momento. “Não queríamos apenas criar um programa, mas inovar na forma de chegar aos representantes, por isso escolhemos trabalhar com o EAD. Teremos um módulo inicial com informações comuns a todos, que estamos chamando de ambientação, e depois o representante contará com programas específicos”, esclareceu. “A capacitação também irá focar em questões referentes à gestão formal das representações, que incluem preparação, postura e dar o devido retorno do trabalho realizado, como o relatório, essencial para que possamos melhorar a gestão da informação”, explicou Cristiane. Segundo ela, a previsão é que o primeiro módulo seja entregue no primeiro semestre de 2016.

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