25 November, 2016

Culinária do Distrito Federal é apresentada no Senac Downtown RJ

Gabriel Dill e Ana Carolina Gregório

Crédito: Senac

Gabriel Dill e Ana Carolina Gregório

Adicionar aos meus Itens 

A culinária do Distrito Federal foi apresentada na 9ª edição da Semana de Gastronomia Regional, realizada no Restaurante-escola Senac Downtown RJ, no Centro do Rio, nos dias 23 e 24 de novembro. Para demonstrar o sabor da gastronomia brasiliense, a chef Ana Carolina Gregório do Amaral, do Senac no Distrito Federal, comandou a equipe de cozinha do restaurante carioca, apresentando um cardápio diversificado com ingredientes nativos da região Centro-Oeste.

Para ser fiel à culinária regional, a chef trouxe os ingredientes de Brasília e algumas receitas de casa: “Não poderia deixar de fora as influências da minha avó. Então, alguns pratos, como a galinhada, foram preparados como ela fazia nos almoços de família. Servimos também a costelinha suína com buriti (fruto típico do cerrado), que deu um toque super especial à carne, e tivemos, é claro,  a presença do pequi, tão marcante na nossa gastronomia, dentre outras delícias”, disse Ana Carolina.

O bufê do almoço contou com outros pratos como arroz integral com baru e coco fresco, bife empanado com farinha de jatobá e panko, e a moquequinha com óleo de babaçu. Tudo para apresentar aos frequentadores ingredientes diferentes e aromáticos que muitos não conheciam.

Acompanhando o evento gastronômico, estiveram presentes a coordenadora do Núcleo de Programas e Projetos do Departamento Regional (DR) do Senac no Distrito Federal, Lindomar Aparecida da Silva, acompanhada de Ana Beatriz de Azevedo Borges, gerente da Divisão de Empresas Educacionais do DR.

Para provar e aprender

Aula-show da gastronomia brasiliense no Senac DowntownGabriel Dill, representante do DF na Prova de Cozinha das Competições Senac de Educação Profissional, aproveitou a Semana de Gastronomia para treinar. De acordo com Ana Carolina, que vem preparando o competidor há seis meses para a eliminatória nacional, faz parte do treino a preparação dos pratos com plateia.

O competidor, que já treinou nos Restaurantes-escola do Senac em Brasília, valida a prática. “Quanto mais experiência em diferentes cozinhas, mais a gente evolui. São essas variáveis que nos torna mais flexíveis e adaptáveis às surpresas, o que é essencial numa competição”, disse ele. 

Como parte da ação, a dupla apresentou as iguarias do Cerrado, na noite do dia 23, em uma aula-show para colaboradores do Departamento Nacional (DN) do Senac e da Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo (CNC), além de convidados.

A receita escolhida para a aula foi a Galinhada, incrementada com vários ingredientes, como a pimenta-biquinho, o óleo de pequi, a cúrcuma (açafrão do cerrado) e o milho. O prato, acompanhado de queijo coalho em bastões e de banana-da-terra fatiada, rendeu elogios dos convidados. “A receita é simples e nos convida a voltar no tempo da comida da vovó, com um toque requintado da gastronomia brasileira. Nosso restaurante-escola está de parabéns por nos proporcionar delícias dos estados e nos apresentar os profissionais do Senac em todo o Brasil”, afirmou Marcia Henriques, da Gerência de Infraestrutura do Senac-DN.

Em seguida, foi a vez de Gabriel ensinar os convidados a preparar o brûlée de buriti, uma clássica sobremesa francesa feita com um fruto do cerrado.

Semanas da Gastronomia Regional

As Semanas da Gastronomia Regional são realizadas desde 2013 nos ambientes pedagógicos do Senac Gastronomia no Distrito Federal. O principal objetivo da ação é valorizar a diversidade cultural da culinária brasileira, possibilitando o intercâmbio de conhecimentos entre profissionais do segmento de diferentes regiões, bem como o desenvolvimento de competências ainda mais consistentes entre os alunos, ressaltando a expertise do Senac em educação para o trabalho, especialmente na área de Gastronomia.

Em cada edição, um Departamento Regional do Senac é convidado a divulgar a culinária de seu estado. No Senac Downtown RJ, o evento é realizado desde 2015 e já recebeu as culinárias de: ES, BA, SC, AL, CE, PE, MA e AM.

 

Bufê da Semana de Gastronomia Regional

Fonte: Senac

Comments

0

Os comentários serão moderados, portanto evite o uso de palavras chulas, termos ofensivos ou comunicação vulgar. Se tiver alguma dúvida sobre o tema abordado aqui, use a nossa Área de Atendimento. Talvez a resposta já esteja lá.

Post new comment

The content of this field is kept private and will not be shown publicly.