31 October, 2016

Sabores do Amazonas no Senac Dowtown

Sabores do Amazonas no Senac Dowtown

Crédito: Carolina Braga/CNC

Sabores do Amazonas no Senac Dowtown

Adicionar aos meus Itens 

A culinária amazonense se destaca pela riqueza de temperos e iguarias. Esse mundo de ingredientes resulta em pratos com sabores inigualáveis. Um pouco dessa riqueza culinária pôde ser conhecida na Semana da Gastronomia Regional do Amazonas, realizada nos dias 26 e 27 de outubro, no Restaurante-Escola Senac Downtown do Rio de Janeiro. 

Os porta-vozes nesse encontro gastronômico foram o chef Michel Brito, docente do curso de Cozinha do Senac no Amazonas, seu assistente Adams Bacellar e a nutricionista Patrícia Werner, responsáveis pela preparação do cardápio e pelo almoço capaz de agradar aos paladares mais exigentes. 

O almoço inaugural da Semana, realizado dia 26 de outubro, contou com a presença do presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Antonio Oliveira Santos; do vice-presidente da Confederação e presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac do Amazonas, José Roberto Tadros; do diretor-geral do Departamento Nacional do Senac, Sidney Cunha; e da chefe de Gabinete da Presidência da Confederação, Lenoura Schmidt; entre outros. 

“Comemoramos, neste encontro de cultura e arte, os cheiros e sabores e a qualificação de milhares de profissionais de hospitalidade ao longo de sete décadas, do norte ao sul do País”, afirmou o presidente da Fecomércio-AM, José Roberto Tadros, ao destacar que o evento era uma oportunidade de celebrar os 70 anos do Senac com um dos segmentos mais tradicionais da Instituição. Também participaram do encontro a diretora regional do Senac-AM, Silvana Maria Ferreira de Carvalho; a diretora regional do Sesc-AM, Simone de Souza Guimarães, e o diretor de Operações Compartilhadas, José Carlos Cirilo, entre outros gestores e técnicos da Instituição. 

Cardápio para todos os gostos

No bufê, destacaram-se, no almoço, o arroz com tucumã e queijo coalho, a costela de tambaqui no tucupi, o escondidinho de pirarucu fresco, entre outras iguarias da região. “Para a elaboração desse cardápio, trouxemos os ingredientes frescos do nosso estado, principalmente frutas, temperos e pescados, e reproduzimos a cultura de raiz, na intenção de levar aos cariocas um pouco de conhecimento dos nossos costumes alimentares e provocar nos amazonenses que moram no Rio a nostalgia da comida da terrinha”, destacou o chef Michel Brito. 

A nutricionista Patrícia Werner, que acompanhou a elaboração dos pratos, acredita ser de grande importância difundir esses alimentos regionais. “O valor nutricional dos produtos amazônicos está ganhando espaço na alta gastronomia com seus aromas, sabores e texturas únicos”, disse. 

O salão do Senac Downtown RJ, decorado com artesanatos regionais, recebeu por dia uma média de 150 comensais, que se deliciaram com as iguarias. "A culinária amazonense foi muito elogiada pelo público assíduo do nosso restaurante-escola. Para esses clientes, a Semana da Gastronomia Regional é uma festa. O salão fica mais alegre e é uma oportunidade para experimentarem algo diferente”, atesta Filipe Rocha, subgerente operacional do restaurante-escola. 

Fusão ítalo-amazonense

Já na noite do dia 26 de outubro, também no Restaurante Senac Downtown, o chef Michel Brito mostrou ainda como a gastronomia possibilita o encontro de culturas completamente diferentes. Na aula-show oferecida a clientes, convidados do Departamento Nacional do Senac e da CNC, o chef Brito ensinou como se prepara a lasanha amazonense, um prato tipicamente italiano com sabores da culinária caboclo-indígena. 

A lasanha é feita com massa de jambu (folha que provoca uma certa dormência na boca), molho de tucupi (líquido extraído da mandioca brava) e ragu de pirarucu (pescado de água doce muito apreciado na região Norte). A receita exclusiva do chef já foi premiada duas vezes em festivais gastronômicos de Manaus. “A aula-show propiciou a degustação de novos sabores. Fiquei surpresa com a riqueza dessa gastronomia”, atesta uma das convidadas, Andrea Almeida, da Gerência de Prospecção e Avaliação do DN. 

Novos sabores, novos saberes

Mais do que memórias gustativas, a Semana da Gastronomia do Amazonas deixou outros legados. Nos bastidores, gerou a integração e a troca de experiências entre profissionais de cozinha do Rio e do Amazonas. “O pessoal do Senac Downtown teve acesso ao uso de novos insumos trazidos pelo Regional. Por outro lado, a equipe amazonense conheceu novas formas de trabalho, modos operacionais e tecnologia aqui da casa”, disse Filipe Rocha, subgerente do Senac Downtown.

De acordo com a diretora regional do Amazonas, o intercâmbio também possibilitou novas práticas de ensino no curso de Técnico de Cozinha do DR, ao contar com a participação dos alunos e docentes do curso na construção do cardápio tipicamente regional para o evento. “Estamos construindo um novo plano de curso, seguindo o modelo pedagógico, e essa atividade serviu como um rico laboratório para a nossa empresa pedagógica, uma experiência diferente de trabalho, a ser multiplicada em sala de aula”, afirmou Silvana de Carvalho. 

Semanas de Gastronomia

Conquistar paladares, disseminar conhecimentos, aprimorar profissionais e alunos são os principais objetivos das Semanas de Gastronomia Regional, promovidas desde 2013 pelo Departamento Nacional do Senac nas empresas pedagógicas que integram o Senac Gastronomia. No Restaurante Downtown do Rio de Janeiro, a Semana de Gastronomia Regional é realizada desde 2015; até hoje, já foram apresentadas ao público as culinárias do Espírito Santo, da Bahia, de Santa Catarina, Alagoas, Ceará, Pernambuco e Maranhão.

Clique aqui para acessar as fotos do evento. 

Comments

0

Os comentários serão moderados, portanto evite o uso de palavras chulas, termos ofensivos ou comunicação vulgar. Se tiver alguma dúvida sobre o tema abordado aqui, use a nossa Área de Atendimento. Talvez a resposta já esteja lá.

Post new comment

The content of this field is kept private and will not be shown publicly.