30 March, 2016

Senac completa 70 anos

A instituição promoveu 63 milhões de atendimentos de 1946 até dezembro de 2015

São mais de 800 cursos em Formação Inicial e Continuada, Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Educação Superior

Adicionar aos meus Itens 

Em 2016, o Serviço Nacional de Aprendizagem Profissional do Comércio (Senac) comemora o aniversário de 70 anos. Desde 1946, o Senac ajuda o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do País a crescer. Ao longo desses anos, foram registrados mais de 63 milhões de atendimentos, que aumentaram as chances de muitos brasileiros se inserirem no mercado de trabalho.

Sempre de olho no futuro, a Instituição vem investindo em projetos pioneiros voltados à qualificação dos trabalhadores do comércio. O viés da inovação se faz presente em seus 7.292 ambientes pedagógicos espalhados por todo o Brasil e permeia seus mais de 800 cursos em Formação Inicial e Continuada, Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Educação Superior, nas modalidades presenciais e a distância.

A capilaridade do Senac também deve ser considerada como um diferencial no mercado da educação profissional. Hoje, são mais de 600 Unidades Operativas espalhadas por mais de 2,2 mil municípios.

Programa de Gratuidade

Manter a contemporaneidade, sintonizando as tendências do mundo do trabalho com uma oferta educacional de qualidade, é o seu compromisso que vem se traduzindo em melhorar a vida de pessoas, organizações e comunidades, graças aos seus cursos e atendimentos gratuitos realizados em todo o País para os brasileiros de baixa renda.

Inclusão Social

A busca pela inclusão social também sempre esteve presente na trajetória do Senac, mas ganhou um novo impulso, a partir de 2008, quando ampliou suas ações inclusivas com recursos próprios, por meio do Programa Senac Gratuidade (PSG). Mais de 638 mil brasileiros foram beneficiados com o programa em 2015.

Minimizando as distâncias

Na busca de eliminar todas as barreiras da formação e do aperfeiçoamento de pessoas no setor terciário, o Senac não mede esforços para ampliar sua atuação nas mais longínquas comunidades. Um exemplo disso é o Programa SenacMóvel. Com salas de aula e laboratórios itinerantes, atualmente são 87 carretas-escola, que atendem populações das periferias e do interior do País, e uma balsa-escola, que dá acesso os ribeirinhos da região amazônica a ensino de qualidade, conforto e infraestrutura de tecnológica de ponta.

A educação profissional sem fronteiras também permeia a atuação do Senac na oferta de programações a distância. Hoje, a Instituição conta com a Rede Nacional de Educação a Distância, com cursos online nos níveis Livre (Formação Inicial e Continuada), Técnico e Superior, ofertados em todo o Brasil, por meio do portal Senac EAD (www.ead.senac.br).

Aprender fazendo

O Senac conta com modernas instalações físicas, como os laboratórios do que ilustram a vanguarda da Instituição. Eles são equipados com as últimas tecnologias para acompanhar as demandas por formação profissional de estabelecimentos de primeiro mundo e atender uma clientela cada dia mais exigente.

Nesses espaços pedagógicos, os alunos recebem a orientação de instrutores especializados e desfrutam de uma infraestrutura similar à que encontrarão no mercado de trabalho, dando-lhes a oportunidade de enriquecer o aprendizado com a vivência prática da profissão. Trata-se das empresas pedagógicas Senac. Atualmente, são mais de 50 empresas pedagógicas espalhadas pelo Brasil, tais como restaurantes, lanchonetes, confeitarias e cafés-escola, além de salões de beleza, salões de estética, postos de gasolina e supermercado.

O investimento em infraestrutura, com modernos laboratórios, bibliotecas e demais equipamentos, soma-se ao desenvolvimento de tecnologias e à produção de conhecimento com a publicação de materiais didáticos. Atualmente, são cerca de mil e quatrocentos títulos produzidos pelos centros editoriais da Instituição para atender as mais diversas áreas de atendimento.

Agregam-se a produção de conhecimento, a introdução de tecnologias educacionais de ponta, um quadro de docentes altamente qualificado e um modelo pedagógico consistente que busca a formação integral do indivíduo e não apenas o ensino de meras habilidades técnicas.

Com competência e responsabilidade social que se celebrou o aniversário da Instituição no dia 10 de janeiro de 2016, relatando uma memória que não é somente do Senac, mas de milhões de brasileiros, cujas vidas foram transformadas por sua ação educativa, e também de milhares de empresas, que vêm recebendo profissionais mais bem preparados, em atendimento às demandas do mercado e mudanças dos novos tempos.

 

Senac em números

 

• 63 milhões de atendimentos de 1946 até dezembro de 2015

• 2,6 milhões de atendimentos em 2015

• 638 mil matrículas pelo Programa Senac de Gratuidade em 2015

• Outras 141,5 mil matrículas gratuitas pelo Pronatec em 2015

• 853 cursos: Formação Inicial e Continuada, Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Educação Superior

• 32.436 docentes

• 11 Eixos Tecnológicos: Ambiente e Saúde; Desenvolvimento Educacional e Social; Gestão e Negócios; Turismo, Hospitalidade e Lazer; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Produção Cultural e Design; Produção Alimentícia; Segurança; Controle e Processos Industriais; e Recursos Naturais

• 87 carretas-escola e uma balsa-escola nas áreas de Turismo e Hospitalidade; Saúde; Informática e Administração; e Moda e Beleza

• 637 unidades operativas que abrigam 7.292 ambientes pedagógicos

• 20 unidades de ensino superior

• 54 empresas pedagógicas

• 2.230 municípios atendidos

• 1.397 títulos de obras dos Centros Editoriais

Comments

0

Os comentários serão moderados, portanto evite o uso de palavras chulas, termos ofensivos ou comunicação vulgar. Se tiver alguma dúvida sobre o tema abordado aqui, use a nossa Área de Atendimento. Talvez a resposta já esteja lá.

Post new comment

The content of this field is kept private and will not be shown publicly.