29 July, 2016

Senac inaugura no Paraná sua mais moderna e sustentável escola

Crédito: Bruno Tadashi

A escola terá cursos nas áreas de gestão, comunicação, informática e saúde, e atenderá 1.914 alunos diariamente

Adicionar aos meus Itens 

O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-PR, Darci Piana, e o diretor regional do Senac, Vitor Monastier, inauguram hoje (29/7), em Curitiba, a mais moderna e sustentável unidade de educação profissional da instituição, localizada no bairro Portão.

“Esta obra, uma estrutura voltada a estabelecer um novo patamar de tecnologias aplicadas ao ensino, faz parte do nosso plano de expansão. Até o fim de 2017, estaremos atendendo praticamente todo o Estado”, disse Piana.

Segundo ele, a obra foi pensada para comodidade e conforto dos alunos e colaboradores. “Priorizamos a sustentabilidade desde a construção até o seu funcionamento. Mas uma das coisas que mais chama a atenção é o fato de a obra ser multifuncional: ela se adapta às demandas da comunidade. Pode ser configurada de diversas maneiras”, afirmou.

“Em termos de mobilidade, a escola tem localização privilegiada. Estamos ao lado de dois grandes shopping centers, um terminal de ônibus, um museu e dois supermercados. Toda a população da capital e região metropolitana tem fácil acesso”, destacou o diretor Vitor Monastier.

A obra

O novo Senac Portão levou um ano e meio para ser concluído. A obra foi projetada para conquistar a certificação LEED Platinun, principal selo de construção sustentável do mundo, que atesta o comprometimento de uma edificação com os princípios da sustentabilidade para a construção civil – antes, durante e depois de suas obras.

Ao todo são 3.174,66 m², distribuídos em cinco pavimentos, construídos para cursos nas áreas de gestão, comunicação, informática e saúde, com capacidade de atendimento diário de 1.914 alunos, em três turnos.

São dez ambientes pedagógicos convencionais; quatro laboratórios de informática equipados com avançados computadores e notebooks; um laboratório de óptica para atender as áreas de Contatologia (especialidade que cuida da adaptação das lentes de contato ao olho), Surfaçagem (processo de transformação de blocos oftálmicos em lentes) e Montagem; amplo espaço para a Educação a Distância (EAD), com cursos de Aprendizagem e WEB TV para todo o Brasil.

O espaço ainda possui biblioteca e auditório com 112 lugares. Mais do que uma escola, o novo prédio foi pensado com base em uma concepção arquitetônica eficiente e racional de Eduardo Pereira e André Leite, arquitetos do próprio Senac.

Fazem parte da estrutura 228 placas de captação e energia solar importadas do Canadá. Trata-se da maior planta fotovoltaica (eletricidade gerada a partir da luz do sol) do Estado, responsável pela produção de até 40% da energia consumida no local; cisternas para a captação de água; estacionamento verde – para carros com baixa emissão; instalação de sistema de economia na utilização da água; e ambientes amplos, iluminados e bem ventilados, proporcionando economia e conforto aos usuários.

Comments

0

Os comentários serão moderados, portanto evite o uso de palavras chulas, termos ofensivos ou comunicação vulgar. Se tiver alguma dúvida sobre o tema abordado aqui, use a nossa Área de Atendimento. Talvez a resposta já esteja lá.

Post new comment

The content of this field is kept private and will not be shown publicly.