18 September, 2012

Sesc inaugura Centro Cultural em Paraty

Casarão no centro histórico do Município fluminense abrigará atividades culturai

Crédito: Sesc

Casarão no centro histórico do Município fluminense abrigará atividades culturais e auxiliará em pesquisas sobre o patrimônio hi

Adicionar aos meus Itens 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) inaugurou uma nova unidade em Paraty, município no litoral sul do Rio de Janeiro. Trata-se de um Centro Cultural, que vai funcionar em um casarão reformado no Largo de Santa Rita, centro histórico da cidade.

O novo espaço conta com área de exposições voltadas para as artes visuais locais, nacionais e internacionais; uma sala de audiovisual, com uma programação regular de cinema; um palco multiuso experimental, para apresentações de teatro, dança, saraus poéticos e performances artísticas de pequeno porte; uma sala de leitura, com banco de textos; um café cultural; salas para cursos; espaços de convivência; uma sala interativa para o registro da história de Paraty e do casarão.

O Sesc também ocupará o Largo de Santa Rita, importante praça que serve de cartão postal para a cidade, com teatro de rua, circo e manifestações tradicionais das comunidades locais.

Presença do Sesc na Flip agilizou instalação

Em 2012, o casarão abrigou a Casa Sesc, ação que aconteceu durante a Feira Literária Internacional de Paraty, a Flip, e agora passa integralmente para a administração do Sesc. A chegada da entidade a Paraty ocorreu após uma relação bem-sucedida entre o programa Cultura e a Flip, que, nos últimos anos, serviu de termômetro para que o Sesc pudesse conhecer a cidade histórica e as expectativas de seus habitantes.

Hoje, além da parceria com entidades locais para a realização da programação oficial, o Centro Cultural abrigará uma programação representativa da entidade em todo o País, auxiliando em pesquisas sobre o patrimônio histórico nacional e sua adequabilidade para as ações em cultura. “A presença permanente do Sesc na cidade vem ao encontro da necessidade de uma programação sistemática e de qualidade, voltada ao público local e aos visitantes que percorrem as ruas de Paraty", explica Marcos Henrique da Silva Rego, gerente do Centro Cultural Sesc Paraty.

Comments

0

Os comentários serão moderados, portanto evite o uso de palavras chulas, termos ofensivos ou comunicação vulgar. Se tiver alguma dúvida sobre o tema abordado aqui, use a nossa Área de Atendimento. Talvez a resposta já esteja lá.

Post new comment

The content of this field is kept private and will not be shown publicly.