16 August, 2016

Sesc promove a prática de esportes em nível nacional

Sesc Thriatlon: uma das iniciativas da instituição para a prática esportiva

Crédito: Sesc-PR

Sesc Thriatlon: uma das iniciativas da instituição para a prática esportiva

Adicionar aos meus Itens 

Em ano de Olimpíadas no Brasil, um evento esportivo que ressalta a unidade e igualdade entre os povos, o trabalho do Serviço Social do Comércio (Sesc) no incentivo ao esporte é evidenciado em suas diversas ações e o impacto que elas têm na vida dos cidadãos. Mais do que apenas reforçar a importância da prática de esportes e atividades físicas, as ações do Sesc  acabam por trasnformar a vida dos cidadãos por meio do esporte.

Um dos casos é o da judoca Sarah Menezes. Campeã nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, Sarah trouxe a primeira medalha de ouro para o judô feminino brasileiro. Natural do Piauí, Sarah iniciou o seu treinamento em uma unidade do Sesc no bairro de Ilhotas, em Teresina. “Começamos aqui no Sesc, com 15 tatames ruins, duros”, lembra o professor Expedito Falcão, treinador de Sarah. A atleta treinou no Sesc Ilhotas até montar seu próprio Centro de Treinamento, no bairro Piçarra.

Sesc Triathlon

Outro influenciado pela prática de esportes no Sesc é o triatleta Juraci Moreira. Ele participou pela primeira vez do Sesc Triathlon em 1995, em Caiobá, no Paraná, mas já competia em eventos de natação do Sesc desde 1993. “No Brasil, o Sesc Caiobá é a minha prova predileta. Não só por me sentir em casa, mas pelo calor da torcida, família e da turma do Sesc”, afirmou Juraci, que ganhou medalha de bronze nos Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro, em 2007, e participou de três olimpíadas: em Sidney (2000), Atenas (2004) e Pequim (2008).

Realizado desde 1989, originalmente apenas no Paraná, o Sesc Thriatlon conta desde 2005 com um circuito nacional que passa ainda por Brasília, Pará, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Amazonas e Tocantins. Em 2015, mais de 5 mil atletas participaram do Circuito Nacional, que foi eleito pelo portal especializado Mundotri como o melhor circuito nacional para competições de curta distância.

Move Brasil e Dia do Desafio

Um dos programas mais conhecidos do calendário de atividades do Sesc, o Dia do Desafio é promovido em diversas unidades pelo País. Trata-se de um único dia, repleto de atividades que vão de danças a esportes como corrida, natação, ciclismo, futebol, entre outros.

O Dia do Desafio propõe ainda uma competição informal entre cidades do mundo todo, onde ganha a que mais realiza atividades físicas. Desde 1995, o Sesc é o coordenador da data no Brasil que, a partir de 2016, passou a integrar as atividades do Move Brasil, campanha do Sesc que surgiu como forma de aumentar o número de brasileiros praticantes de atividades físicas até 2016, expandir a oferta de esportes em todo o Brasil e mostrar às pessoas o que a prática de atividades físicas pode melhorar a qualidade de vida e promover o desenvolvimento social.

Iniciativas que transformam

As ações pelo esporte se repetem em uma intensa programação nas unidades regionais. Diversas competições reforçam o posicionamento do Sesc, relacionando o esporte com qualidade de vida e inclusão social. Um exemplo é o Projeto Carrossel, do Sesc Tocantins, que desde 2006 foca a inclusão social de crianças e adolescentes de baixa renda por meio de atividades esportivas. “O projeto busca aperfeiçoar o senso de responsabilidade, comportamento e concentração do aluno, ensinando-o a lidar com desafios e descobrir os próprios limites, além de aumentar a autoestima e autoconfiança dos jovens”, afirmou a coordenadora do projeto, Elionaiky Pires.

Outro exemplo é o JISESC, os Jogos de Integração de Crianças e Adolescentes do Sesc-DF, que visa reafirmar a importância do esporte na vida de crianças e adolescentes e por lá já passaram atletas como Joaquim Cruz (atletismo), Gilberto Cardoso (handebol) e Ricarda Lima, ex-jogadora de vôlei que conquistou o bronze em Sidney com a seleção brasileira. “Temos muita saúde e qualidade de vida por meio do esporte. E essa iniciativa do Sesc está  cumprindo bem esse papel de integração, onde alunos de escolas públicas e privadas jogam de igual para igual, o que é muito democrático”, ressalta Ricarda, que é atualmente subsecretária de Políticas do Esporte e Lazer do Distrito Federal.

Atualmente, a estrutura do Sesc em todo o território nacional contempla 113 ginásios, 324 piscinas, 504 salas de ginástica, 148 campos de futebol, 299 quadras esportivas, 11 pistas de atletismo e ainda 6 pistas de patins e skate. E esses números continuam em constante crescimento.

Comments

0

Os comentários serão moderados, portanto evite o uso de palavras chulas, termos ofensivos ou comunicação vulgar. Se tiver alguma dúvida sobre o tema abordado aqui, use a nossa Área de Atendimento. Talvez a resposta já esteja lá.

Post new comment

The content of this field is kept private and will not be shown publicly.