27 March, 2018

Justiça atende a pedido da Fecomércio Amapá e suspende reajuste na tarifa de energia elétrica

Eliezir Viterbino, presidente da Fecomércio-AP

Crédito: Christina Bocayuva

Eliezir Viterbino, presidente da Fecomércio-AP: vitória do empresariado

Adicionar aos meus Itens 

A Justiça do Amapá concedeu a tutela provisória em uma ação da Fecomércio Amapá na Justiça Federal do Estado contra a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), determinando a suspensão do reajuste na tarifa de energia elétrica pela CEA, pelo prazo inicial de 90 dias, após a intimação da estatal. A decisão é resultado da Ação Civil Pública que tramita na 2ª Vara da Justiça Federal no Amapá, ajuizada em novembro de 2017. 

O presidente da Federação, Eliezir Viterbino, afirma que, apesar de ser provisória, a decisão já demonstra vitória na luta pelos direitos. “Esta vitória é fruto da união e representatividade das entidades do setor produtivo do Amapá, que buscam o que é melhor para a economia do Estado”, afirma. 

Entenda o caso

Em novembro de 2017, a Fecomércio Amapá ajuizou na Justiça Federal do Amapá uma Ação Civil Pública contra a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) para suspender e anular os três tipos de reajustes percentuais no preço da energia elétrica, sendo 37,36% para consumidores de Baixa Tensão e Alta Tensão, 38,59% para consumidores de Alta Tensão (AT – indústrias) e 37,02% para consumidores de Baixa Tensão (BT). A ação ajuizada pela Fecomércio Amapá requereu a antecipação de tutela de urgência (espécie de liminar) para suspender os reajustes e, no mérito da questão, solicitou que os aumentos sejam anulados em razão das ilegalidades e inconstitucionalidades comprovadas no processo.

Comments

0

Os comentários serão moderados, portanto evite o uso de palavras chulas, termos ofensivos ou comunicação vulgar. Se tiver alguma dúvida sobre o tema abordado aqui, use a nossa Área de Atendimento. Talvez a resposta já esteja lá.

Post new comment

The content of this field is kept private and will not be shown publicly.