5 February, 2019

Sesc e Senac oferecem ensino médio integrado em Campo Grande

Sesc e Senac oferecem ensino médio integrado em Campo Grande

Crédito: Fecomercio-MS/Infinito Comunicação

Sesc e Senac oferecem ensino médio integrado em Campo Grande

Tiveram início no dia 28 de janeiro as aulas do Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico Sesc-Senac, em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. Pela manhã, alunos, pais, professores e diretores das duas instituições participaram da aula inaugural. São 40 alunos com aulas em tempo integral, teóricas e práticas, no Sesc Horto e no Senac Campo Grande, ambos na capital do Estado. 

O diretor regional do Senac-MS, Vitor Mello, afirma que o projeto integral recebeu a dedicação e o comprometimento do corpo docente e técnico das instituições para essa inovação em Campo Grande. “O aluno formado aqui estará habilitado para ingressar na faculdade ou mesmo no mercado de trabalho com uma outra concepção e já dentro do conceito da educação 4.0”, aponta Vitor. Já a diretora regional do Sesc-MS, Regina Ferro, reforça que o ensino integrado é resultado de pesquisas, visitas e avaliações de projetos pedagógicos em Santa Catarina (BR), São Francisco (EUA) e na França (Europa), onde existem importantes polos tecnológicos. 

Uma das mães presentes na aula inaugural foi a servidora pública Débora de Moura, mãe da aluna Sofia, que já cursou o 9º ano do ensino médio no Sesc. Ela aprovou o ensino integrado. “Gostei da novidade, saíram do quadrado do ensino médio com esse diferencial da parte técnica. Esta é uma geração que já tem familiaridade com a tecnologia e, com aperfeiçoamento, pode abrir um novo universo profissional para eles”, disse. 

Complementaridade 

Os alunos podem se matricular no Ensino Médio Integrado e cursar ao mesmo tempo as disciplinas curriculares do Ensino Médio, que os habilitam a disputar vagas em qualquer instituição de educação superior, e também o Técnico em Programação de Jogos Digitais, que prepara o aluno para um mercado de trabalho em ascensão. 

A matriz curricular do curso, referente ao Ensino Médio, está alinhada com as demandas da Base Nacional Comum Curricular, com todos os conteúdos necessários à preparação do aluno para obter bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O planejamento do curso foi definido de forma integrada por profissionais das duas instituições (professores, coordenadores pedagógicos e especialistas em educação), e a metodologia de ensino se baseia na utilização de tecnologias e metodologias ativas – as aulas são ministradas em ambientes de aprendizagem personalizados, que proporcionarão o desenvolvimento da criatividade, inovação e empreendedorismo. 

Além do currículo principal, o aluno poderá participar das estações de aprendizado complementar, com temas como criatividade e inovação, linguagem de programação, empreendedorismo social, espanhol, corpo e movimento, vida e carreira, entre outros. O aluno formado em Programação de Jogos Digitais terá capacidade de realizar o planejamento do processo de produção do jogo digital e incorporação dos elementos multimídia à plataforma de desenvolvimento, sendo responsável pela programação e integração desses elementos. Além de realizar testes, manutenção e melhorias no jogo digital, adotando normas técnicas de qualidade, saúde, segurança do trabalho e preservação ambiental no desempenho de sua função.

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