24 October, 2017

Câmara do Plano Nacional de Turismo volta a se reunir

Crédito: Felipe Maranhão/CNC

Gestores públicos e privados do turismo em reunião da Câmara Temática do Plano Nacional de Turismo do MTur, na sede da CNC-DF

Adicionar aos meus Itens 

Gestores públicos e privados participaram da segunda reunião da Câmara Temática do Plano Nacional de Turismo (PNT), reativada pelo Ministério do Turismo (MTur), realizada no dia 17 de setembro, na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em Brasília. Composto por várias entidades da área, o grupo tem como objetivo debater formas de superar os principais gargalos do desenvolvimento do setor, que vão compor diretrizes do PNT 2018-2022.

Na pauta, foram discutidos assuntos como o reforço da imagem do Brasil no exterior, incentivos a investimentos, conectividade digital, definição de novos produtos a partir de vocações naturais, culturais e gastronômicas do País e a consolidação do turismo como política de Estado, além da qualificação profissional do segmento.

Presente ao encontro, o secretário executivo do MTur, Alberto Alves, defendeu a união de esforços por mais conquistas no segmento. “Como tem afirmado o ministro Marx Beltrão, somente com a participação das principais lideranças do setor vamos ter um PNT voltado ao efetivo cumprimento de metas. Ninguém melhor que o mercado para nos ajudar a identificar dificuldades”, enalteceu.

As conclusões serão expostas na próxima reunião do Conselho Nacional de Turismo, em dezembro. O presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Alexandre Sampaio, prevê avanços com as discussões. “Esse exercício proposto pelo MTur é riquíssimo, porque estamos vendo maneiras disruptivas de fazer negócios e, por isso, o turismo tem que ser pensado de maneira totalmente inovadora”, afirmou.

O evento contou com uma apresentação do moderador Benício Filho, que falou da importância da reformulação digital no sentido de contemplar demandas do viajante. Segundo Ítalo Mendes, assessor técnico do MTur, o objetivo dos debates é permitir um posicionamento mais estratégico. “Precisamos enfrentar as dificuldades do turismo em transformação de hoje e apontar o que é importante fazer para aproveitar oportunidades, posicionando o turismo brasileiro num novo patamar, com uma visão de futuro diferente”, explicou. O grupo voltará a se encontrar nos dias 14 e 21 de novembro, respectivamente em São Paulo e Brasília.

Além da Câmara Temática do PNT, o Conselho Nacional de Turismo também retomou a Câmara Temática de Turismo Responsável, coordenada pelo secretário executivo do Cetur/CNC, Eraldo Alves, e a Câmara de Qualificação Profissional, coordenada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-DN), todas com o objetivo de discutir e aprimorar políticas públicas na área.

Fonte: Ministério do Turismo

Comments

0

Os comentários serão moderados, portanto evite o uso de palavras chulas, termos ofensivos ou comunicação vulgar. Se tiver alguma dúvida sobre o tema abordado aqui, use a nossa Área de Atendimento. Talvez a resposta já esteja lá.

Post new comment

The content of this field is kept private and will not be shown publicly.