6 December, 2018

CNC reafirma compromisso com o turismo em reunião do Cetur

Crédito: Christina Bocayuva

Nova Diretoria da CNC conduz reunião com presença massiva do trade turístico e das federações do comércio

Representantes de mais de 20 associações e entidades empresarias do turismo brasileiro, além da representação do segmento nas federações do comércio de 24 estados, participaram, em 6 de dezembro, da última reunião de 2018 do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no Rio de Janeiro.

Na ocasião, o trade prestou uma homenagem ao presidente de honra da CNC, Antonio Oliveira Santos, pelo compromisso e dedicação para o crescimento do setor. Coordenada pelo diretor da CNC e presidente do Cetur, Alexandre Sampaio, essa foi a primeira reunião conduzida pela nova Diretoria da Confederação e contou com a presença do vice-presidente Administrativo, Luiz Gastão Bittencourt da Silva, e do vice-presidente Financeiro, Leandro Domingos Teixeira Pinto.

Para Domingos, fortalecer ainda mais o turismo dentro da Confederação está entre as metas da nova Diretoria. “A CNC sempre prestigiou o turismo, porque a gente reconhece que é um setor extremamente importante para a economia brasileira, não só na geração de emprego e renda, como na formação de talentos e inteligências, ou seja, na formação de pessoas”, ressaltou.

Gastão destacou a importância do Cetur/CNC ter incentivado a criação dos conselhos e câmaras empresarias de turismo pelas federações do comércio nos estados. “Quero parabenizar o Alexandre que foi o maior instigador para que todas as federações do comércio tivessem suas câmaras e conselhos de turismo. Estamos iniciando uma nova gestão à frente da CNC, e nosso presidente Tadros é um empresário do setor do turismo, e nos orientou a falar do compromisso dele com o segmento. A cadeia produtiva do turismo quando dá as mãos é talvez uma das cadeias econômicas mais fortes e que tem maior presença na sociedade”, afirmou o vice presidente Administrativo.

Balanço de 2018 e planos para 2019

O ano terminou com uma vitória para o setor, a manutenção do Ministério do Turismo como uma pasta independente no governo federal. Essa foi uma das demandas apontadas pelas entidades do trade no documento compilado pelo Conselho e entregue a todos os candidatos à Presidência. “O presidente entendeu, por meio desse documento elaborado pelo Conselho Empresarial, a importância econômica do turismo”, afirmou Márcio Santiago, presidente do Brasil Convention & Visitors Bureau.

Além de fazer um balanço das ações em 2018, os membros do Conselho apresentaram propostas para iniciativas em 2019. Entre os temas foram abordados os desafios no transporte aéreo, o turismo de fronteira e a geração de dados sobre as atividades turísticas.

O chefe da Divisão Econômica da CNC, Fabio Bentes, encerrou a reunião apresentando um perfil do emprego no turismo e afirmou que a CNC vem produzindo estudos para dar conta da carência de dados no setor.

Comments

0

Os comentários serão moderados, portanto evite o uso de palavras chulas, termos ofensivos ou comunicação vulgar. Se tiver alguma dúvida sobre o tema abordado aqui, use a nossa Área de Atendimento. Talvez a resposta já esteja lá.

Post new comment

The content of this field is kept private and will not be shown publicly.