ICC Brasil

Compartilhe
dest-icc

Sediado na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo - CNC, no Rio de Janeiro, o Comitê Brasileiro da Câmara de Comércio Internacional (ICC Brasil) foi criado em 23 de outubro de 1967 com o objetivo de divulgar as práticas comerciais internacionais recomendadas pela International Chamber of Commerce (ICC) sobre meio ambiente e energia, práticas comerciais legais, práticas e técnicas bancárias, práticas e regulamentos comerciais, propriedade intelectual e livre concorrência, serviços financeiros e seguros, transporte e logística, tributação, anticorrupção, comércio eletrônico, concorrência, marketing e propaganda. Os Serviços da ICC abrangem a Resolução de Conflitos, com seus próprios Serviços de Solução de Controvérsias, no qual estão  incluidos a Corte Internacional de Arbitragem e o Centro Internacional de Peritos, bem como a Regulação das  Disputas em Contratos, Mediação e Conciliação, e Disputas em Cartas de Crédito  DOCDEX. A sede da ICC está localizada em Paris, na França.

Visando o cumprimento desse objetivo, a ICC Brasil periodicamente promove reuniões das Comissões especializadas e Grupos de Trabalho, seminários e workshops, para tratar  dos assuntos afetos às atribuições da ICC – Paris. Trimestralmente, o Comitê Brasileiro da CCI publica uma Carta de Notícias, com informações sobre todos esses temas.

A ICC é reconhecida por todos, desde sua criação em 1919, e  hoje agrupa centenas de milhares de companhias e associados  em mais de 120 paises  para os quais trabalham os Comitês Nacionais encaminhando  aos homens de negócios todas as informações que possam contribuir para o sucesso das transações comerciais e assim como informar os seus Governos. Mesmo aqueles que não são seus associados, a Câmara é conhecida como o Fórum Mundial para a Simplificação e Padronização das Práticas Comerciais, visto que criou regras e linhas de ação que foram incorporadas a leis em muitos países.