
Confira o que a CNC oferece para sua entidade:
Atuação Gerencial
- SEGS – SISTEMA DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO SINDICAL
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Para alinhar as práticas de gestão sindical entre todos os integrantes do Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio (Sicomercio), a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) criou o Sistema de Excelência em Gestão Sindical (Segs) em 2008. Desde então o programa, oferecido às entidades sindicais do comércio de bens, serviços e turismo, passou por diversas melhorias ao longo dos anos. O modelo atual se baseia no modelo de maturidade do CMMI para avaliar os processos finalísticos das entidades em cada um dos 6 eixos de atuação sindical.
Com o alinhamento de estratégias e processos entre as entidades do Sicomercio, o empresariado do comércio de bens, serviços e turismo passa a fazer parte de um sistema sindical mais forte e representativo.DOWNLOADS
Guia da Excelência Segs | Download
Material de apoio para divulgação - folder | Download
Material de apoio para divulgação - redes sociais | Download
Material de apoio para divulgação - e-mail marketing | Download - SISTEMA DE AVALIAÇÃO SINDICAL (SAS)
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O Sistema de Avaliação Sindical é um sistema digital, criado para uso das entidades participantes Segs e objetiva a avaliação da maturidade das entidades sindicais nos 6 eixos de atuação. Ele permite interação entre as entidades avaliadas, inserção das evidências das práticas de trabalho e geração de relatório com gráficos e indicação de ações melhoria para cada processo avaliado. Para ter acesso, o Sindicato precisar estar participando do Segs, via sua respectiva Federação.
- SISTEMA DE GESTÃO POR OBJETIVOS (SGO)
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O Sistema de Gestão por Objetivos é um sistema digital de planejamento e acompanhamento de ações, indicadores e objetivos. Ele está integrado com o Sistema de Avaliação Sindical (SAS) e por este motivo instrumentaliza as entidades participantes do Segs que desejam se utilizar de uma ferramenta gratuita de gestão. O SGO possui níveis de acesso personalizado, geração de relatórios, backup automático e diário e ainda está integrado ao Banco de Dados da Contribuição Sindical (BDCS). Para ter acesso, o Sindicato precisar estar participando do Segs, via sua respectiva Federação.
- AMBIENTE DE ENSINO A DISTÂNCIA (EAD)
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O Ambiente de Ensino a Distância é um ambiente digital que contém treinamentos EAD para desenvolvimento de competências estratégicas das lideranças e equipes das entidade sindicais. Os cursos são elaborados especificamente para o contexto sindical e estão correlacionadas aos eixos de atuação do Segs. Os cursos são atualizados e ofertados dentro de períodos indicados pela CNC e para acessá-los os Sindicatos precisam solicitar a suas respectivas Federações.
Relações Sindicais
- BANCO DE DADOS DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL (BDCS)
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Cadastro complementar individualizado por Sindicato com as informações das empresas representadas, considerando a abrangência geográfica e categorias econômicas de representação. Está disponível para consulta no portal da CNC, mediante senha individual.
Manual do Usuário | Download
Termo de Adesão do Sindicato | Download
[federações e sindicatos estaduais] Carta de apresentação do Sindicato às empresas representadas | Download
[federações e sindicatos estaduais] Carta às empresas representadas optantes do Simples | Download
[federações e sindicatos estaduais] Carta às empresas representadas acompanhando a guia de cobrança da Contribuição Sindical | Download
[federações e sindicatos nacionais] Carta de apresentação do Sindicato às empresas representadas | Download
[federações e sindicatos nacionais] Carta às empresas representadas optantes do Simples | Download
[federações e sindicatos nacionais] Carta às empresas representadas acompanhando a guia de cobrança da Contribuição Sindical | Download - SISTEMA DE NEGOCIAÇÃO COLETIVA DO COMÉRCIO (SNCC)
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O Sistema de Negociação Coletiva do Comércio (SNCC) é um software que foi desenvolvido para gerenciar o banco de dados dos acordos e convenções coletivas de trabalho no âmbito do comércio de bens, serviços e turismo. Seu objetivo é proporcionar um raio X do sistema e estabelecer paradigmas para auxiliar o negociador, possibilitando que este tenha acesso aos mais variados tipos de cláusula, tais como: piso salarial, contribuições sindicais, jornada de trabalho, etc. O sistema eletrônico capta as convenções coletivas registradas no sistema mediador do Ministério do Trabalho, determinando as modalidades de consulta pelo usuário e identificando as entradas e saídas dos dados através de diversos filtros (Nome, Grupo, Categoria, Base Territorial, Data, Atividade, UF, Região). O sistema, além de gerenciar o banco de dados das convenções coletivas de trabalho no plano do comércio, dispõe de funcionalidades comparativas entre cláusulas e histórico de índices econômicos, indo além da simples pesquisa de conteúdo.
Atuação Legislativa
- SISTEMA RENALEGIS
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Ferramenta da Assessoria Legislativa (Apel), órgão executivo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Sistema Renalegis monitora a tramitação de proposições legislativas de interesse das categorias do setor, propiciando informações importantes para atuação no parlamento.
No site, você pode conhecer os temas de interesse que o Sistema Comércio acompanha no Poder Legislativo em âmbito federal, estadual e municipal.
As informações sobre os trâmites das proposições e pareceres técnicos das entidades do Sistema podem ser consultadas por órgãos internos da CNC, federações e sindicatos do Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio (Sicomercio). Com isso, a Assessoria Legislativa da CNC permite que essas entidades conheçam as propostas legislativas em andamento e a atuação da Renalegis para assegurar que os direitos do setor estejam previstos nesses textos.
Para as empresas do comércio de bens, serviços e turismo, fica a garantia de que o Sistema Comércio atua em todo o Legislativo para viabilizar a aprovação apenas de proposições que beneficiem essas categorias.
Representação
- REDE NACIONAL DE REPRESENTAÇÕES DO SISTEMA CONFEDERATIVO DO COMÉRCIO (RENAR)
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A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) conta com a Rede Nacional de Representações do Sistema Confederativo do Comércio (RENAR) para divulgar as competências dos órgãos consultivos e deliberativos, nacionais e internacionais, em que está presente para assegurar os interesses do setor.
Por meio da Renar, federações, sindicatos e empresários também conhecem os representantes da CNC representações junto a esses organismos, seus cargos e tempos de mandato. Ao tornar essas informações de conhecimento do setor, a Confederação demonstra a força da sua política de no Brasil e no mundo.No site do Sistema, apenas os relatórios sobre a atuação dos representantes da CNC têm acesso restrito e estão disponíveis exclusivamente para usuários cadastrados.
Comunicação Institucional
- SITE SINDICAIS
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Modelo padrão de site desenvolvido pela CNC para uso dos Sindicatos e das federações, personalizável e com interligação de informações nacionais e locais de interesse.
- MARKETING ASSOCIATIVO
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O projeto Marketing Associativo é uma iniciativa do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (Segs). O Marketing Associativo tem o objetivo de preparar as entidades para se apresentarem ao mercado, utilizando um material alinhado com a comunicação do Sistema Comércio, promovendo assim uma maior aproximação com os empresários do segmento e auxiliando o sindicato a atrair associados.
Justificativa
Entender as necessidades, demandas e a cultura das empresas que representam é de fundamental importância para que os sindicatos possam exercer o seu papel de representação e estabelecer uma comunicação mais eficiente. Se o trabalho de representação e a oferta de produtos e serviços está de acordo com os interesses das empresas, o sindicato aumenta o grau de satisfação entre os associados, o que reforça sua imagem institucional e fortalece sua representatividade. Ofertar serviços é uma forma de melhorar a relação de custo e benefício para os associados e atrair novas empresas.
O que temos a oferecer
O projeto define um padrão visual para as entidades utilizarem nas visitas aos empresários, como anúncios em revistas, jornais e em sites. Para isso, a CNC oferta um pacote de peças de divulgação e materiais gráficos para as entidades, que serão adaptadas e impressas para cada sindicato em parceria com as Federações.
Além das peças o Marketing Associativo oferta uma capacitação, por meio de Educação à Distância (EAD), com a intenção de capacitar os sindicatos a planejar, realizar e monitorar ações que promovam a entidade e divulguem suas ações de representatividade, produtos e serviços.
Peças para impressão
- Papelaria – Pasta, Papel timbrado e Cartão de visita
- Folder
- Panfleto/Folheto (template de Lâminas para Ações, Produtos e Serviços dos Sindicatos)
- Banner físico (galhardete)
- Anúncio (revistas, jornais)
Peças Digitais
- Banners digitais
- Posts para redes sociais
- Assinatura de e-mail
Peças Eletrônicas
- Spot rádio
RESPONSABILIDADES DAS FEDERAÇÕES
Antes do treinamento
- Indicar um facilitador para gestão do projeto e interlocução com a CNC e com os sindicatos (perfil: profissional de comunicação com disponibilidade para orientar os sindicatos e conduzir o trabalho de adaptação das peças)
- Divulgar o período de inscrições aos sindicatos e levantar interessados
- Encaminhar à CNC a lista de sindicatos para inscrição
- Ter ou contratar designer (ou profissional capacitado em programação visual) para realizar as adaptações das peças para os sindicatos
- Participar de videoconferência sobre o projeto Marketing Associativo
- Ter o software para adaptação das peças: Adobe InDesign (.indd) e Adobe Illustrator (.ai)
- Auxiliar sindicatos na impressão das peças
No treinamento
- Realizar a capacitação no ambiente virtual de aprendizagem para ajudar na orientação dos sindicatos
- Produzir texto da Federação e do Sesc e do Senac regionais para a peça Folder
- A federação receberá o material (conteúdo – texto e imagens) de cada peça, separado por sindicato e deve inserir todas as informações - tanto as produzidas pela Federação quanto as escritas pelos sindicatos - nas peças selecionadas, utilizando o software Indesigner para adaptação e finalização das peças.
RESPONSABILIDADES DO SINDICATO
Antes do Treinamento
- Integrar o Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio (Sicomércio)
- Participar do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (Segs)
- Ter aderido ao alinhamento de marca do Sistema Comércio (ter adotado a marca ofertada pela CNC)
- Ter profissional (com exceção do Presidente) para realizar a capacitação EAD e implementar o Plano de Ação de Marketing
- Ter computador disponível para ser utilizado pelo profissional responsável;
- Ter acesso à internet no Sindicato e um e-mail corporativo da entidade;
No treinamento
- Participar e concluir treinamento em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) (Ter disponibilidade de tempo para fazer a capacitação e escrever textos de apresentação do sindicato e de seus produtos e serviços)
- Escolher as peças que irá utilizar
- Produzir o conteúdo específico das peças de comunicação disponibilizadas pela CNC
- Disponibilizar verba para a impressão das peças impressas que selecionar (Folder, Banner físico, Papelaria e Folheto)
- Ser o responsável pela implementação do Plano de Ação de Marketing no sindicato, realizando a distribuição e veiculação das peças finalizadas.
Produtos e Serviços
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- PORTFÓLIO DIGITAL DE PRODUTOS E SERVIÇOS
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O Portfólio reúne produtos e serviços oferecidos por federações e sindicatos vinculados à CNC em todo o Brasil. A versão impressa, editada desde 2011, deixa de existir e dá lugar à versão digital em um mapa virtual, o que tornará as informações mais dinâmicas e fáceis de acessar. Além de mostrar os produtos e serviços que essas entidades oferecem, a versão digital tem um diferencial: as próprias entidades poderão usá-la como um canal a mais de divulgação de suas ações.
Como participar:
1) Entidade informa seus produtos e serviços, usando o formulário ao lado.
2) CNC e Federação avaliam.
3) Os produtos e serviços são publicados no mapa (www.cnc.org.br/mapa)
Para mais informações, entre em contato com a Coordenação de Programas Externos da CNC, pelo e-mail parcerias@cnc.org.br ou nos telelefones (21) 3804 9200, ramais 333 e 468.
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